Uma mulher com visão normal está grávida e deseja saber se há possibilidade de ter um filho daltônico. O médico obteve as seguintes informações: um dos irmãos da mulher é daltônico; sua mãe é normal e seu pai é daltônico ; e o marido é normal. O médico, então, respondeu: (a) O seu filho, qualquer que seja o sexo, não será certamente daltônico; (b) É de 25% a probabilidade de seu filho, sendo do sexo masculino, ser daltônico; (c) É de 75% a probabilidade de seu filho, sendo do sexo masculino, ser daltônico; (d) É de 75% a probabilidade de seu filho, sendo do sexo feminino, ser normal;
Soluções para a tarefa
A partir dos dados que a questão nos fornece, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B. A probabilidade de nascer um filho daltônico é de 25%. E para chegarmos a essa conclusão, é válido lembrar de algumas características do daltonismo.
- Do que temos que nos lembrar ?
O daltonismo, é uma doença de caráter recessivo, e ligada ao sexo, ou seja, está presente na região não homóloga ao cromossomo Y do cromossomo X. As mulheres possuem dois cromossomos X (XX), enquanto que os homens possuem um cromossomo X e outro Y (XY), e por ser de caráter recessivo, uma mulher não daltônica, pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- E uma mulher daltônica ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por ).
- E um homem sem daltonismo ?
Como os homens possuem apenas um cromossomo X, e o gene que causa a doença está presente apenas no cromossomo X, basta o homem receber um alelo recessivo ''d'', que já apresentará o fenótipo de um daltônico, logo, será dado pelo genótipo
- E um homem com essa doença ?
Será dado pelo genótipo , visto que basta ele receber o alelo causador da doença, que já será daltônico.
Sabendo disso, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que uma mulher com visão normal está grávida, e deseja saber se há a possibilidade de ela ter um filho daltônico, o médico obteve as seguintes informações sobre sua família :
- Um dos irmãos da mulher é daltônico
- Sua mãe é normal
- Seu pai é daltônico
- O marido é normal
Apenas com essas informações, conseguimos chegar na resposta correta.
- E por que ?
Se o seu pai é daltônico, então ele possui como genótipo o , a mãe é normal, isso não nos diz o genótipo da mãe, mas nos diz que a filha, certamente, é heterozigota para o daltonismo, isso porque :
- Se a mãe for homozigota dominante :
Desse cruzamento, perceba que todos os descendentes dessa família não são daltônicos, entretanto, as duas mulheres são heterozigotas.
- Se a mãe for heterozigota :
Desse cruzamento, das duas mulheres geradas, uma é daltônica e a outra é normal, então como a mulher é não daltônica, obrigatoriamente, ela será heterozigota.
E o seu marido é normal, então ele possui como genótipo , como nós conseguimos os dois genótipos, podemos fazer o cruzamento entre o casal, para determinar como serão seus descendentes.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
Pronto, fizemos o cruzamento, e agora vamos tomar esse cruzamento como base, para analisarmos as alternativas.
Análise das alternativas :
A) O seu filho, qualquer que seja o sexo, certamente não será daltônico.
Falso : Como proposto pelo cruzamento, existe 25% de chance de esse casal ter um descendente daltônico, que no caso é um filho representado pelo genótipo
B) É de 25%, a probabilidade de seu filho ser daltônico.
Correto ✔
C) É de 75%, a probabilidade de seu filho, sendo do sexo masculino, ser daltônico.
Falso : Como analisado pelo cruzamento, a probabilidade é de 25% e não 75%.
D) É de 75% a probabilidade do seu filho, sendo do sexo feminino, ser normal :
Falso : A probabilidade de esse casal ter uma menina normal é de 100%, já que os 2 genótipos codificam mulheres sem a doença.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/41728136
Bons estudos e espero ter ajudado :)