Uma mulher com sangue tipo AB deu à luz uma criança com sangue tipo B. Dois homens reinvindicaram a paternidade. Um tem sangue tipo A e, o outro, tipo B. Considerando estes dados, a qual conclusão podemos chegar? DEMONSTRE ATRAVÉS DOS CRUZAMENTOS.
Soluções para a tarefa
Boa tarde!!
Como não temos garantia de quais são os genótipos dos dois homens não podemos eliminar probabilidade de exclusão paterna, pois o homem do tipo A pode apresentar o genótipo , sendo esse heterozigoto dominante ou , sendo esse homozigoto dominante. Enquanto que o homem do tipo B pode apresentar tanto o genótipo , sendo esse heterozigoto dominante, quanto o genótipo , sendo esse homozigoto dominante.
Dessa forma se houver o cruzamento da mãe cujo o genótipo é , com o homem do tipo A () ocorrerá a formação de um indivíduo cujo o genótipo será , sendo esse da tipagem sanguínea B.
Já, se houver o cruzamento da mulher com o homem homozigoto dominante (), não ocorrerá a formação de um indivíduo com tipagem sanguínea B.
Se houver o cruzamento da mulher com o indivíduo cujo genótipo é heterozigoto dominante para tipagem sanguínea B () ocorrerá a formação de indivíduos com genótipo homozigoto dominante e heterozigoto dominante para o tipo sanguíneo B.
Enquanto, se houver o cruzamento da mulher com o homem com genótipo homozigoto dominante () para tipagem B, todos os indivíduos formados com sangue do tipo B apresentarão o genótipo homozigoto dominante ().
Bons estudos!