ENEM, perguntado por geiciele7811, 1 ano atrás

Uma mulher com 42 anos de idade, portadorade doença renal policística, procura atendimentomédico por apresentar picos hipertensivos em trêsocasiões diferentes, em repouso.A paciente não faz uso de medicações e não temhistórico prévio de Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS).Ao exame físico, apresenta: pressão arterial(PA) = 190 x 140 mmHg; auscultas cardíacae pulmonar normais; edema em membrosinferiores 2+/4+. Sua dosagem de creatinina éde 1,8 mg/dL e a proteinúria 24 horas é de 870 mg/dL.A paciente foi orientada com medidas nãofarmacológicas.Nessa situação, para que a progressão da doençarenal se torne mais lenta, o anti-hipertensivo a seriniciado éA atenolol.B enalapril.C clonidina.D furosemida.E espironolactona.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
0

Alternativa B.

Enalapril.

O enalapril trata-se de um medicamento de ação anti-hipertensiva comumente receitado para controle da pressão alta ou melhoras no desempenho cardíaco.

De maneira geral, o medicamento visa aumentar a sobrevida, retardar a progressão e reduzir as hospitalizações devido as alterações de pressão.

Vale ressaltar a importância sobre alertar a paciente acerca dos efeitos colaterais do uso do Enalapril, tais como tonturas e cefaleia, mais comumente, além de fadiga e astenia em casos mais raros.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes