Uma moradora da cidade de Duque de Caxias (RJ) já avaliava os estragos causados pelo incêndio quando, novamente, foi pega de surpresa. Sutilmente, o cheiro de gasolina indicava que a faísca que tinha iniciado a destruição do quarto onde guardava roupas de santo e outros artigos usados em cerimônias não havia sido causada por um curto-circuito, como até então pensava. A mãe de santo entendeu que alguém tinha destruído o local de forma voluntária e procurou a policia. Oito anos e oito ataques depois, ainda não sabe quem a agrediu e continua sendo ameaçada.
TINOCO, D. Levantamentos mostram perseguições contra religiões de matriz africana no Brasil. Disponivel em: globo. Acesso em: 11 ago. 2014 (adaptado).
O relato apresenta uma situação em que é ameaçado o direito à
(A moradia digna.
(B) liberdade religiosa.
C igualdade jurídica.
(D) legítima defesa.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
O direito ameaçado pela situação relatada no texto apresentada é o que está apresentado na letra B) liberdade religiosa.
A liberdade religiosa pode ser compreendida como a liberdade em se expressar religiosamente sem que estas sejam repreendidas de alguma forma.
Como a maioria dos países existentes no planeta Terra respeitam, de maneira geral, a escolha de religião de cada indivíduo, possuindo Estados laicos, é comum que as pessoas exponham as suas religiões sem medo de sofrerem possíveis repressões.
Porém, há no mundo diversos países que reprimem os seus habitantes quanto à escolha da religião. Alguns países bastante conhecidos por não respeitarem a liberdade religiosa são: Arábia Saudita, Sudão, Coreia do Norte, entre outros.
No caso em questão, mesmo pertencendo a um país que possui Estado laico, que é o Brasil, a moradora de Duque de Caxias recebe constantemente ataques devido à uma intolerância religiosa de um ou mais indivíduos, que não respeitam a liberdade religiosa.
Veja mais sobre liberdade religiosa em:
https://brainly.com.br/tarefa/45607832