Uma mistura de hidrocarbonetos e aditivos compõe o combustível denominado gasolina
Soluções para a tarefa
Resposta:
As gasolinas são compostas por hidrocarbonetos de séries parafínicas, olefínicas, naftênicas e aromáticas, e suas porcentagens e composição específicas dependem do processo de refino do petróleo de origem.
A gasolina é um líquido inflamável, volátil e que pode receber aditivos específicos de acordo com o uso final ao qual se destina.
Explicação:
Gasolina de aviação
Trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos com cadeia carbônica de cinco a dez átomos de carbono, podendo conter enxofre e água também dissolvidos como impurezas. Adiciona-se uma mistura de chumbo tetraetil, brometos orgânicos e cloretos ao combustível afim de melhorar o seu desempenho no motor. Este tipo de gasolina destila entre 30°C e 170°C e é obtida através de processos para obtenção de um combustível com alto teor de octanagem, tais como, reforma, isomerização, polimerização e alquilação, visando atingir os requisitos e exigências estabelecidos pelas normas regulamentadoras.
Gasolina automotiva
Trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos com cadeia carbônica de quatro a doze átomos de carbono, e de acordo com a octanagem do combustível obtido, classificamos a gasolina em regular ou premium. Este tipo de gasolina destila entre 30°C e 225°C e é obtida através de processos para obtenção de um combustível com diversos teores de octanagem, além de receber aditivação que conferem características específicas visando atingir os requisitos e exigências estabelecidos pelas normas regulamentadoras. No Brasil, a ANP – Agência Nacional do Petróleo especifica as gasolinas comerciais em três tipos diferentes: Tipo A, B e C.
A gasolina tipo A é produzida pelas refinarias e entregue às distribuidoras, e é composta por uma mistura de naftas
A gasolina tipo B é de uso exclusivo das Forças Armadas Brasileiras, e não pode ser comercializada.
A gasolina tipo C é a mesma gasolina do Tipo A, que recebe a adição de álcool etílico anidro (AEAC) e é encontrada nos postos de combustíveis revendedores, já a gasolina aditivada comercializada nos postos de combustíveis é a do tipo A, que possui em sua composição a inclusão de álcool etílico e aditivos detergentes e dispersantes e de um corante, afim de evitar fraudes.
Índice de Octanagem
A qualidade da gasolina é definida de acordo com o índice de octanagem do combustível, sabendo-se que a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos que variam sua cadeia carbônica de quatro a doze átomos de carbono (gasolina automotiva) e de cinco a dez átomos de carbono (gasolina de aviação), a média de átomos de carbono geral das cadeias é de oito carbonos.