Uma menina com 10 anos de idade, moradora permanente em cidade na qual a fluoretação na águade abastecimento público foi interrompida há um ano, apresenta defeito de esmalte compatível comerosão dentária, especialmente nos incisivos e caninos superiores, acompanhado de sensibilidadedentinária. Na anamnese, a mãe relata que a paciente consome açúcar regularmente, um litro derefrigerantes do tipo cola diariamente e que a criança não ingere rotineiramente alimentos lácteos.No exame físico da paciente, constata-se boa higiene oral. O CPO-D e o ceo-d são iguais a 0.Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à conduta adequada do cirurgião-dentista.I. Orientar sobre os hábitos alimentares e métodos para o controle químico e mecânico do biofilmedental, incluindo prescrição de enxaguatórios sem álcool, além de restaurar as lesões e se comunicarcom outros profissionais de saúde, como pediatra e nutricionista, que participarão do caso.II. Explicar que as alterações dentárias observadas são normais para a faixa etária, tendo em vista apresença de dentição mista e convencer a família a procurar atendimento de outros profissionais desaúde, a exemplo do nutricionista, tendo em vista o possível quadro de obesidade infantil presente.III. Orientar sobre os fatores etiológicos e predisponentes da erosão dentária, em especial, em função doalto consumo de refrigerantes observado, aconselhando a paciente sobre as condutas para minimizara desmineralização, com ênfase na sua motivação em aderir ao plano de tratamento estabelecido.IV. Avaliar e aconselhar uso de flúor e hábitos alimentares relacionados aos fatores que levaram à perdade tecido mineralizado dentário, além de desenvolver estratégias com outros profissionais de saúdepara diminuir seu impacto.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa C) apresenta as afirmativas relativas à conduta adequada do cirurgião-dentista.
O cirurgião-dentista não deve se envolver com a orientação sobre hábitos alimentares, isso é papel dos nutricionistas.
As alterações observadas não são normais, o cirurgião-dentista deve intervir e falar que algo deve ser feito, indicando possíveis tratamentos para a criança.
É importante explicar os motivos da erosão dentaria, como a falta de cloro na nutrição e o excesso de refrigerantes, que podem causar outros problemas além dos dentários.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes