Uma membrana limita o que está dentro e fora de uma célula e determina o que pode entrar ou sair dela. É essa capacidade de controlar as substâncias que entram e saem que dá às células condições de manter seus meios internos diferentes e equilibrados em relação ao meio externo. Uma hemácia (1) em equilíbrio isotônico é colocada em um outro meio, onde se observa o fenômeno representado pelas figuras (2) e (3) do esquema a seguir.
É correto afirmar que esse fenômeno é denominado
(A) osmose, e corresponde ao movimento de sais minerais do meio hipotônico para o hipertônico.
(B) osmose, e corresponde à entrada de água na hemácia, uma vez que seu interior estava hipertônico em relação ao meio.
(C) difusão, e corresponde à saída de sais minerais da célula para o meio hipotônico, com alteração do volume celular.
(D) difusão facilitada, e corresponde à entrada de água do meio hipotônico em relação ao interior da
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Osmose é o fenômeno observado, o qual consiste na passagem de moléculas de água através de uma membrana semipermeável, como a membrana plasmática das células. O movimento de água por osmose deve-se à diferença de concentração do soluto entre os meios externo e interno da célula. Assim, as moléculas de água movem-se mais intensamente de um meio hipotônico para o meio hipertônico. Experimentos com hemácias ou eritrócitos permitem avaliar, pelas alterações de volume dessas células, o movimento de água por osmose.
(B) osmose, e corresponde à entrada de água na hemácia, uma vez que seu interior estava hipertônico em relação ao meio.
O fenômeno acima descrito compreende a osmose, de forma que, ao inserir a hemácia em uma concentração hipertônica, ou seja, a qual apresenta uma quantidade de soluto maior do que a anterior, a água tende a ir de um lugar a outro para o equilíbrio.
Por conta disso, a hemácia "murcha", levando à sua própria desidratação, resultando na efetivação do processo de osmose, um tipo de difusão, de uma forma geral.