Uma médica veterinária está observando ao microscópio três células germinativas de um animal 2n = 16 durante a meiose. Considere que as células observadas pela médica apresentem todos os cromossomos da espécie e que a meiose ocorra normalmente; então, responda às perguntas.
a) Ao final da meiose das três células germinativas, quantas células-filhas serão formadas?
b) Quantos cromossomos possuirá cada uma das células-filhas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Ao final da Meiose 1 e 2, uma célula origina 4 novas células. Assim, ao final da meiose das três células, serão formadas 12 células-filhas.
b) No enunciado diz que as células do animal são "2n = 16", o que significa que essas células possuem células diploides, com dois cromossomos. Nessas células, o total de cromossomos é 16. Na primeira fase da meiose, há a redução pela metade dos cromossomos, o que significa que as células-filhas originadas terão 8 cromossomos. Na meiose 2, a divisão celular originará duas células com o mesmo número de cromossomos de sua célula-mãe. Ou seja, após a formação das duas células com 8 cromossomos, haverá a divisão das cromátides irmãs, e serão originadas quatro novas células também com 8 cromossomos.