Uma massa gasosa, inicialmente num estado A, sofre duas transformações sucessivas e passa para um estado C. A partir do estado A esse gás sofre uma transformação isobárica e passa para o estado B. A partir do estado B, ele sofre uma transformação isotérmica e passa ao estado C. O diagrama que melhor expressa essas transformações é:
Soluções para a tarefa
Alternativa (d).
Esta é uma questão sobre transformações gasosas. Elas acontecem quando a massa do material é sempre a mesma, e o material em questão é um gás ideal. Nesse contexto o que varia na condição do gás é a pressão, temperatura e volume.
Podemos ter três tipos de transformações gasosas, cada uma delas mantém uma dessas variáveis constantes e verifica o comportamento do gás em relação as outras duas variáveis.
De acordo com o enunciado, estamos falando de um material gasoso que do estado A passa para o estado B por meio de uma transformação isobárica, ou seja, uma transformação aonde a pressão não varia, temos apenas alterações de volume e temperatura.
Do estado B, esse material passa para o estado C por uma transformação isotérmica, ou seja, a temperatura é constante, e o que varia é a pressão e o volume.
Sabendo disso, podemos verificar que o diagrama que melhor expressa essas transformações é a alternativa D.