Uma máquina térmica funciona realizando ciclo de Carnot. A temperatura da fonte fria é de 27 °C e da fonte quente é de 227 °C. A potência útil da máquina é de 500 W e ela realiza 4 ciclos por segundo. Determine:
a) o rendimento da máquina;
b) a quantidade de calor retirada da fonte quente em cada ciclo;
c) a quantidade de calor rejeitada pela fonte fria em cada ciclo;
Soluções para a tarefa
Olá, siga a explicação!
- Aderindo, a segunda lei da termodinâmica que salienta, de uma forma concisa, que "a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo".
Que remete, a impossibilidade para qualquer sistema operar de tal maneira que o único resultado seja a transferência de energia sob a forma de calor de um corpo mais frio para um corpo mais quente.
A segunda lei da termodinâmica, exprime também, é inconcebível transformar calor de uma fonte quente (Qq) em energia útil (trabalho W) sem que ocorra perdas para a fonte fria (Qf).
Você pode reduzir essas perdas, por exemplo, diminuindo os atritos, mas nunca eliminá-las totalmente.
Após demonstrar o conceito do segundo princípio da termodinâmica, Adotarei a seguinte fórmula para deduzir o rendimento da máquina térmica realizando ciclo de Carnot:
Relembrando que o ciclo de Carnot está na escala Celsius! Basta transformar para se manter em Kelvins!
Por que no ciclo de Carnot, a escala utiliza é Kelvins!
- Agora, avançaremos o problema calculando a quantidade de calor retirada da fonte quente em cada ciclo:
No enunciado não dispõe de nenhum trabalho, mas a primeira lei da termodinâmica fornece-nos a equação que permite calcular o trabalho realizado em função das quantidades de calor das duas fontes:
Agora, para definir a quantidade de calor retirada da fonte quente em cada ciclo, estabeleci:
Logo:
- Estabelecendo a quantidade de calor rejeitada pela fonte fria em cada ciclo: