Uma máquina produziu 40 peças, das quais 3 eram defeituosas. Ao pegar, ao acaso, 2 dessas peças, qual é a probabilidade de que: a) ambas sejam perfeitas?
Soluções para a tarefa
Probabilidade da 1º peça ser perfeita vezes a probabilidade da 2º peça ser perfeita. O cálculo fica,
37/40 * 36/39 = 1332/1560 ≈ 0,8538 = 85,38%
Resposta com valores aproximados até a 2ª casa: a) 85,38%.
Apresentarei duas formas de resolver a questão, sendo a segunda mais intuitiva.
Resolução 01
Usando o conceito de probabilidade clássica, iremos encontrar a probabilidade dos eventos específicos a partir da divisão entre a ocorrência desses eventos (E) pelo total de eventos possíveis (P).
O total de eventos possíveis pode ser encontrado através da combinação C(40, 2), que resulta em 780.
Na resolução, pense em "T" como referência ao número de possibilidade totais e "P" como peças Perfeitas.
Questão A
A quantidade de possibilidades para que ambas peças sejam perfeitas pode ser encontrada a partir da combinação C(37, 2), que resulta em 666.
A probabilidade será aproximadamente 85,38%.
Resolução 02
Para saber a probabilidade, usamos uma relação entre os Eventos Desejados [E(D)] e os Eventos Totais [P(T)], como demonstro na fração:
Vamos a análise de cada caso.
Questão A
Foi-nos dado pelo enunciado que dentre 40, 3 são defeituosas. Sendo assim, a probabilidade de pegar apenas uma peça perfeita é dada por uma quantidade de eventos igual a 40 – 3 (eventos totais menos as peças defeituosas).
A próxima peça a ser retirada terá uma quantidade de eventos desejados e totais subtraídos por 1, que se refere a primeira peça perfeita retirada ao acaso. Multiplicando direto, para encontrar o total, teremos: