Saúde, perguntado por biancamorenofreitas, 1 ano atrás

Uma mãe levou seu filho de 4 anos ao consultório odontológico para realizar uma consulta pois a criança tinha dentes "muito fracos". Ao realizar o exame tático visual na criança, o dentista contabilizou um grande número de lesões de cárie, algumas já avançadas e outras ainda em estágio inicial, além de verificar uma condição de higiene bucal deficiente.

Antes do exame o profissional havia feito uma boa anamnese e a mãe havia lhe contado que sua família vive no interior, que a água utilizada vinha da nascente que havia perto de casa, e que sua criança era muito saudável pois comia frutas e legumes fresquinhos vindos de seu quintal, que todo dia de noite ele toma leite quentinho que ela mesmo tira todos os dias, mas que ainda assim seu filho tinha os "dentinhos fracos que só" (sic), e que ela tem muito medo de que quando os " outros nascessem" (sic) fossem iguais.

Ao ser questionada sobre a higiene bucal do filho ela falou que até tenta mas que é difícil controlar com todas as tarefas do sítio e que quando ela se dá conta, ele já dormiu depois de tomar seu leite. O dentista concluiu que apesar de uma dieta boa, a criança tinha uma higiene deficiente e não tinha contato com a maioria dos métodos de prevenção coletiva o que agravava sua situação diante da incidência de cárie.

Considerando do estilo de vida dessa família, o que se pode concluir sobre os métodos de prevenção coletiva da cárie?

Escolha uma:
a.
O caso clínico apresentada mostra a ineficácia da fluoretação da água como ação preventiva de cárie, visto a grande quantidade de cáries na criança com acesso à água fluoretada.

b.
Neste caso, nenhum dos métodos de prevenção coletiva teriam efeito, nem mesmo afim de reduzir a incidência da ocorrência de cárie nessa criança pois a culpa é da mãe que não faz a higiene bucal adequada do filho.

c.
Apesar de muito eficaz a fluoretação das águas de abastecimento, é falha em alguns casos pois nem toda população brasileira dispõe de saneamento básico e, portanto, do acesso a água tratada e fluoretada.

d.
Mostra que os métodos preventivos de uso sistêmico, que são os utilizados nas ações públicas de combate a doença cárie, são ineficazes na faixa etária da criança descrita acima.

e.
O melhor método utilizado para tratar essa criança seria aplicação de flúor verniz, além de continuar com a alimentação saudável, com alimentos orgânicos sem uso de agrotóxicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por estefanycavalcantiih
1

Resposta:

Apesar de muito eficaz a fluoretação das águas de abastecimento, é falha em alguns casos pois nem toda população brasileira dispõe de saneamento básico e, portanto, do acesso a água tratada e fluoretada..

Explicação:

Respondido por marciotessaro
1

Resposta:

c.

Apesar de muito eficaz a fluoretação das águas de abastecimento, é falha em alguns casos pois nem toda população brasileira dispõe de saneamento básico e, portanto, do acesso a água tratada e fluoretada.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes