"Uma linha de coerência se esboça através dos zigue-zagues de sua vida. Ora espiritualista, ora marxista, criando um dia o Pau-Brasil, e logo buscando universalizá-lo em antropofagia, primitivo e civilizado a um tempo, como observou Manuel Bandeira, solapando o edifício burguês sem renunciar à habitação em seus andares mais altos, Oswald manteve sempre intata sua personalidade, de sorte a provocar, ainda em seus últimos dias, a irritação ou a mágoa que inspirava quando fauve modernista de 1922." (Carlos Drummond de Andrade, Poesia e prosa.)
Carlos Drummond de Andrade identifica, no texto transcrito, uma linha de coerência na vida de Oswald de Andrade. Essa coerência se verifica, segundo o texto:
a. na obra de ficção narrativa.
b. na criação poética.
c. na defesa dos valores burgueses.
d. nos aspectos ideológico e político.
e. na personalidade forte e agressiva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
e. na personalidade forte e agressiva.
Respondido por
27
É correta a alternativa D.
A coerência de Oswald de Andrade estava, segundo Carlos Drummond, não no modelo artístico específico que escolhia, na defesa de valores específicos ou em personalidade agressiva (coisa que não é mencionada no texto), mas em ter realizado uma obra sempre com um caráter fortemente político.
Que esta política não fosse sempre a mesma não faz diferença: era sempre um escritor político, mesmo que mudasse de ideais, e mesmo que por vezes fosse contraditório entre o que queria e o que fazia.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás