Uma lição inesperada No último dia de férias, Lilico nem dormiu direito. Não via a hora de voltar à escola e rever os amigos. Acordou feliz da vida, tomou o café da manhã às pressas, pegou sua mochila e foi ao encontro deles. Abraçou-os à entrada da escola, mostrou o relógio que ganhara de Natal, contou sobre sua viagem ao litoral. [...] Sentia-se como um peixe de volta ao mar. Mas, quando o sino anunciou o início das aulas, Lilico descobriu que caíra numa classe onde não havia nenhum de seus amigos. Encontrou lá só gente estranha, que o observava dos pés à cabeça, em silêncio. [...] Antes de começar, a professora pediu que cada aluno se apresentasse. Aborrecido, Lilico estudava seus novos companheiros. [...] De volta à sala de aula, a professora passou uma tarefa em grupo. [...] Lilico descobriu que o japonês [...] era ótimo em Matemática, mas tinha dificuldade em Português. A gaúcha [...] era gentil e o mirava ternamente com seus lindos olhos azuis [...]. Lilico descobriu mais. Inclusive que o haviam achado mal-humorado quando ele se apresentara, mas já não pensavam assim. Então, mirou a menina do sítio e pensou no quanto seria bom conhecê-la. Devia saber tudo de passarinhos. Sim, justamente porque eram diferentes havia encanto nas pessoas. Se ele descobrira aquilo no primeiro dia de aula, quantas descobertas não haveria de fazer no ano inteiro? E, como um lápis deslizando numa folha de papel, um sorriso se desenhou novamente no rosto de Lilico.
Qual é o conflito gerador dessa história?
a) Lilico descobrir que estudaria em uma classe com alunos novos.
b) Lilico perceber que o garoto japonês era ótimo em matemática.
C) Lilico sentir vontade de conhecer a menina que mora no sítio.
d) Lilico tomar seu café da manhã às pressas no primeiro dia de aula.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra a), Lilico descobrir que estudaria em uma classe com alunos novos.
O conflito gerador dessa história é o de alternativa a) Lilico descobrir que estudaria em uma classe com alunos novos.
Interpretando o texto
Observa-se no trecho do texto:
- "... Mas, quando o sino anunciou o início das aulas, Lilico descobriu que caíra numa classe onde não havia nenhum de seus amigos.
O momento que gerou o conflito na história, Lilico, nem havia dormido direito, pois "não via a hora de voltar à escola e rever os amigos."
Quando o personagem descobriu que não havia nenhum de seus amigos na classe que ele ia estudar, de primeira impressão, achou estar rodeado de "gente estranha", e aborrecido começou a estudar seus companheiros. Logo após ter feito um trabalho em grupo, Lilico já mudou seu pensamento, descobrindo o encanto nas pessoas que eram diferentes.
Como observamos no texto:
- "Se ele descobrira aquilo no primeiro dia de aula, quantas descobertas não haveria de fazer no ano inteiro? E, como um lápis deslizando numa folha de papel, um sorriso se desenhou novamente no rosto de Lilico."
Veja dicas de como interpretar um texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241