Física, perguntado por usehevn, 10 meses atrás

Uma lente bicôncava de vidro é colocada inicialmente em um meio (1) de índice de refração n1, em seguida num meio (2) de índice de refração n2 e, finalmente, num meio (3) de índice de refração n3. Observou-se que a lente era divergente em (1), convergente em (2) e não desviava a luz quando imersa em (3). Se nv for o índice de refração do vidro, conclui-se que:

n2 < nv = n3 < n1.
n1 < nv = n3 < n2.
nv = n3 < n1 < n2.
n2 < nv < n3 < n1.
N. r. a.

Soluções para a tarefa

Respondido por Aphonso81
0

Bom, vamos analisar. A refração é o fenômeno em que a luz sofre um desvio por mudar de meio, sendo assim, quanto maior for o índice de refração de um material, maior será o desvio sofrido pela luz. Sabendo disso basta analisar as afirmações.

Primeiro é dito que a lente é divergente quando imersa em um, o que significa que a luz sofre um desvio ainda maior, com isso é possível concluir que n1>nv.

Agora no meio 2 é dito que a lente é convergente, o que significa que em vez da luz se expandir mais ainda, ela acaba se contraindo, logo nv>n2

Por último, no meio 3, é dito que a luz não sofre desvio, ora, se você ainda se lembrar, a refração acontece por causa da diferença de meios, se a luz não sofre desvio então quer dizer que os meios são iguais, logo n3=nv

Após tudo isso temos: n2 < nv=n3 < n1

Perguntas interessantes