Português, perguntado por buenoelisa2015, 1 ano atrás

“Uma leitura de textos autênticos - Nada poderá justificar uma leitura que não seja a leitura de textos autênticos, de textos em que há claramente uma função comunicativa, um objetivo interativo qualquer. Textos que têm autor (es), que têm data de publicação, que aparecem em algum suporte de da comunicação social (jornal, revista, livro, panfleto, outdoor, cartaz, etc.). Textos reais, enfim. Mesmo na etapa da alfabetização, quando pode haver dificuldades na leitura de textos maiores, é possível recorrer a textos curtos (mas textos reais e de boa qualidade). Tais textos também estão livros, jornais e revistas, estão fixados em nossas portas e paredes e podem, perfeitamente, ser objeto de leitura nesta fase inicial de aquisição da escrita. As frases descontextualizadas, inventadas para exemplificar, ou os textos do tipo “O boi baba, Mimi mia”, “Ivo vê a uva e vovó vê o ovo novo” (!), de tão mau gosto e baixo nível de textualidade, devem ser coisa de um passado remoto que não deve voltar (cf. Votre, 1987; Macedo, 1985 apud ANTUNES, 2002, p.79-80)”. Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo abordando os seguintes aspectos: (10 a 12 linhas).
a) Por que é importante levar para a sala de aula os textos autênticos, que cumprem uma função social de comunicação?
b) Acerca da citação apresentada, reflita: Por que o trabalho com frases soltas no ensino da leitura é desastroso na concepção dos autores?
c) Cite três exemplos de gêneros textuais que podem ser usados nos anos iniciais, explicando a importância deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2
Olá, tudo bem?

Você pode iniciar a redação do seu texto dissertativo defendendo a ideia de que, ao trabalhar textos que cumpram claramente uma função social de comunicação, a criança pode, com muito mais facilidade, entender organicamente os conteúdos escolares.

Se a realidade escolar for uma, e a realidade cotidiana da criança for outra, diametralmente oposta, ela pode ser levada a considerar a escola como uma brincadeira, um exercício de futilidade. 

No seu texto dissertativo você pode argumentar, também, que os autores não fundamentam suas opiniões no trecho apresentando. Você não necessariamente precisa concordar com eles ao elaborar o seu texto! De todo modo, os motivos que eles apontam (sem explicar) são o mau-gosto e a baixa textualidade dos textos geralmente utilizados, ou pelo menos que eram tradicionalmente utilizados, em escolas.

Alguns exemplos de gêneros textuais que você poderia citar são textos que as crianças já acessam normalmente. Os comentários dos vídeos que vêem no youtube, alguns contos infantis e os jornais e as revistas disponíveis em suas casas.

Creio que, seguindo estas dicas, você elaborará um ótimo texto.

Espero ter ajudado.


Respondido por DYNAIR
2

Resposta:

Textos que não são criados especificamente para fins de sala de aula. Apresentam autor e contexto histórico.

Explicação:

Perguntas interessantes