Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudo nada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora
(Composição: Gilberto Gil – 1982)
O compositor Gilberto Gil arquitetou a letra da música usando um jogo de palavras que conduz o leitor a uma reflexão sobre os sentidos expressos pelo termo lata. Qual será a provável intenção ao promover esse discurso em sua criação musical? Assinale a alternativa que responde corretamente a esse questionamento.
Escolha uma:
a. O cantor e compositor faz uma mistura do sentido figurado com o sentido denotativo, assim, fica difícil o leitor perceber a intencionalidade do autor.
b. O músico não apresenta um texto coerente, por isso o leitor não consegue entender qual foi a intenção dele ao escrever essa letra.
c. O compositor é hábil no jogo com as palavras, ele consegue, por meio da linguagem conotativa, revelar a própria criação poética. Tem a intenção de conduzir o leitor sobre o processo de criação.
d. Como se trata do gênero discursivo música é perceptível o jogo de palavras, isso faz com que a atenção do leitor volte-se para o ritmo musical.
e. O compositor teve a pretensão de promover um discurso para explicar o significado da palavra lata.
Isadora2705:
alternativa C, pois o autor preocupa-se no texto em promover a reflexão do leitor quanto aos poemas, em que, o eu lírico ( voz do poema ) em alguns momentos não especifica a ilustração criada para promover a capacidade criativa e interpretativa do leitor, fazendo com que este se inclua no texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta correta letra E. A metáfora, usada por Gil na raiz da questão, é uma figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido literal (denotativo), demonstrando semelhança ou analogia entre elementos. Ele teve a pretensão de promoverem discurso para explicar o significado da palavra lata .
###( se você tiver a curiosidade de entrar no Blog do Gil ,ele fala que ne sta letra ele levou 3meses para achar as palavras certas para dar a conotação que ele pretendia )
Perguntas interessantes