Uma indústria petrolífera é de que tipo? Explique.
Soluções para a tarefa
A indústria petrolífera é uma das propulsoras da economia no mundo todo, sendo o petróleo uma das mais importantes fontes de energia.
Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.
O petróleo, apesar de já ser conhecido anteriormente, passou a ser explorado em meados do século XIX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel. Na década de 70, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia e mesmo que atualmente seu uso esteja dando lugar a fontes alternativas de energia, ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo.
Origem
O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que corresponde à substância oleosa, o petróleo.
Composição
Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o petróleo constitui uma mistura de hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio) que se encontram em estado líquido (em temperatura e pressão ambientes). É constituído também por compostos sulfurados, nitrogenados, oxigenados, resinas, asfaltenos e metálicos como ferro, cobre e zinco.
O DNPM classifica o petróleo segundo os subprodutos gerados após o refino:
Classe parafínica
Corresponde aos óleos leves e de baixa viscosidade. O teor de resina e asfalteno é inferior a 10%.
Classe parafino-naftênica
Corresponde aos óleos com viscosidade e densidade moderada. O teor de resina e asfalteno é de 5 a 15%.
Classe naftênica
Corresponde aos óleos menos representativos em relação ao volume total de petróleo. Sua origem está relacionada à alteração bioquímica dos óleos parafínicos e parafino-naftênicos.
Classe aromática intermediária
Corresponde aos óleos pesados. O teor de resina e asfalteno é de 10 a 30%. Esse normalmente é encontrado no Oriente Médio e na Venezuela.
Classe aromático-naftênica
Corresponde aos óleos originados a partir dos processos de degradação de óleos parafínicos. O teor de resina e asfalteno é de mais de 35%. Geralmente encontrados na África Ocidental.
Classe aromático-asfáltica
Corresponde aos óleos originados a partir dos processos de biodegradação. O teor de resina e asfalteno é de mais de 35%. Pode ser encontrado no Canadá, Venezuela e na França.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição química do petróleo, no que tange à proporção de seus componentes, seria, de forma geral (podendo variar dependendo da amostra):
Carbono: 82%
Hidrogênio: 12%
Nitrogênio: 4%
Oxigênio: 1%
Sais: 0,5%
Metais: 0,5%