Uma ilha situada a 20 km de distância do continente, após a explosão de um vulcão, foi coberta por uma camada espessa de cinza quente e nenhuma planta ou animal sobreviveu. Alguns anos após, observou-se a presença de líquens seguidos de outras plantas. Posteriormente, foi possível verificar também a presença de pequeno animais e, tempos mais tarde, a presença de animais de maior porte. Após várias décadas, a ilha estava coberta por uma floresta jovem, mas densa. Pergunta-se:
a) como se chama o fenômeno ecológico ocorrido a ilha, a partir da erupção vulcânica?
b) Por que, no processo de reorganização das comunidades na ilha, os organismos heterótrofos não poderiam ter sido os pioneiros?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Sucessão ecológica. Pois acontece uma recolonização desse ecossistema que ja foi habitado.
b) Porque não havia nenhum tipo de alimento para eles.
Explicação:
a) O fenômeno ecológico ocorrido na ilha, a partir da erupção vulcânica citada representa o fenômeno de sucessão ecológica.
Este fenômeno é representado pela formação de novas espécies, a partir de um evento sobrenatural de grande escala (como a erupção vulcânica), de forma que somente os seres vivos mais adaptados (liquens), foram capazes de repopularizar o ambiente.
b) Pelo fato de que em um evento de sucessão ecológica, os organismos autotróficos apresentam mais vantagens, por produzir o próprio alimento.
Em um cenário de repopularização, os recursos são escassos, como no evento da erupção vulcânica.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22452495