Uma ideia fundamental na teoria dos campos conceituais é a tripleta C = {S, I, R}, em que C são os conceitos. Explique o que são S, I e R.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um conceito como o tripleto de conjuntos C = (S, I, R), com S sendo situações, I invariantes e R, representações simbólicas.
São as situações que dão sentido ao conceito; situação, aqui, não deve ser interpretada como situação didática, mas como uma tarefa.
Os invariantes são objetos, propriedades ou relações ligadas à operacionalidade do conceito. Esquemas são invariantes do comportamento para uma determinada classe de situações, por exemplo, todos os algoritmos (como a multiplicação, a divisão, subtração, etc.) são esquemas.
R são as representações simbólicas (gráficos, diagramas, frases, números, letras...). As situações são o referente do conceito; os invariantes operatórios são o significado do conceito, e as representações simbólicas são o significante.
Explicação:
As situações são o referente do conceito; os invariantes operatórios são o significado do conceito, e as representações simbólicas são o significante. Nenhum dos três, isoladamente, dá sentido ao conceito; todas as relações entre situações, invariantes e representações simbólicas formam o campo conceitual.