Uma História verdadeiramente com todo seu rigor conceitual distinguindo-se das ficções só veio surgir a partir do século XIX. Neste século, destacam-se contribuições de historiadores que afirmavam que à História só caberia apresentar os fatos como realmente aconteceram. Sobre o Positivismo, uma das correntes de pensamento do século XIX, analise as afirmativas abaixo.
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
I. Sua intenção era observar os detalhes da História dos excluídos, daqueles que foram omitidos pela “grande história”.
II. Faz-se necessário a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros e objetivos.
III. Seus seguidores creem que o conhecimento se explica por si mesmo, necessitando apenas ao seu estudioso recuperá-lo e colocá-lo à mostra.
IV. Faz-se necessário a separação entre o pesquisador/autor e sua obra: esta, em vez de mostrar as opiniões e julgamentos de seu criador, retrataria, de forma neutra e clara, uma dada realidade, a partir de seus fatos, mas sem os analisar.
Agora podemos responder corretamente.
Todas as alternativas estão corretas.
Sobre a introdução do positivismo no campo das ciências sociais, podemos notar que Comte buscou desenvolver suas pesquisas em prol da análise e observação do indivíduo e da sociedade, logo, como o espaço social influenciaria no cotidiano do indivíduo a partir das mudanças do processo de produção, urbanização e no campo econômico e político.
Deste modo, ele buscou através do positivismo, desenvolver um campo teórico que se assimilasse as ciências naturais, desenvolvendo métodos para o entendimento do que está sendo buscado dando um caráter real a pesquisa, por isso, Comte foi nomeado como o Pai da Sociologia através do positivismo.
Até mais!