uma história sobre a ética- A dívida_
Carlos e Renato são vizinhos. Cada um é proprietário de terra herdada. A terra de Carlos é maior que a de Renato. Ambos tem gado. Na terra de Renato passava um rio. A divisão não tinha cerca. Seus pais sabiam onde era a divisão e cada um respeitava. Mas eles se foram e com o passar do tempo ninguém mais sabia onde era a divisão exata. Somente um vizinho mais velho. Assim,os dois criadores de gado aproveitavam para aumentar o seu pedaço de terra surgindo briga de terra,surgindo briga. A questão chega até o juíz. O único que sabia a divisa era o vizinho mais Velho,o Nelson,que seria o único a dizer a verdade ao juiz. Antes de Nelson ser convocado para dar testemunho ao juiz,ele recebe a visita de Carlos. Nelson disse a Carlos que esta com dificuldades financeiras,assim como endividado com o banco. Então Carlos propôs uma ajuda. _Eu te ajudo a pagar tuas dúvidas e tu dizes para o juiz que o rio está nas minhas terras. "E assim aconteceu".
*perguntas para discutir o texto. Anote e responda em seu caderno.*
a) Quem no texto acima quem teve um comportamento ético? Justifique! b) O que a religião e a ética nos ensinam e nos orientam a fazer em situações como a vivida pelos personagens acima? c) E se Renato fosse de uma religião diferente daquela processada por Carlos ou Nelson,vc acredita que algo mudaria? Justifique!
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Explicação:
*Ética Define Padrões Que Julgamos Ser Certo E Errado, Bom Ou Ruim.....
A) Renato, Pois Ele Não Subornou O Vizinho Para Conseguir Sair Com Vantagens.
B) Não Corromper Todo O Processo De Legalidades, E Cometer Injustiças Em Retirar Do Próximo Para Conseguir Mais. Sempre Prevalecer Com Respeito, Caráter E Sinceridade.
C)Não. Pois A Religião Não Impede Ninguém A Fazer Ou Não Fazer Algo, Ela Estabelece As Regras E Seus "Servos" Decidem Se Irão Obedecer Ou Não.
vag433238:
obg
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás