Uma grande preocupação das organizações atuais é a questão da motivação no trabalho. Desta forma, a busca de explicações para a motivação do trabalhador em relação ao seu trabalho tem sido tema constante em várias pesquisas efetuadas por cientistas do comportamento humano. Durante a década de 1950, três teorias específicas foram formuladas: a teoria da hierarquia das necessidades, as teorias X e Y e a teoria da motivação-higiene. Além destes, outros numerosos modelos foram construídos e testados: Adelfer, McClelland, Adams e Vroom são nomes que atravessaram fronteiras.
Adaptado de: FILHO, A. A.; ARAÚJO, M. A. D. Teoria das expectativas: uma análise da força motivacional dos funcionários do Banco do Brasil. Revista FARN, Natal, v.1, n.1, p. 57-68 Jul./dez. 2001.
Considerando os estudos sobre as diferentes teorias motivacionais realizadas durante a disciplina, associe o conteúdo da primeira coluna com o conteúdo da segunda coluna:
1. Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow
2. Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
3. Teoria das expectativas de Victor Vroom
4. Teoria da equidade de J. Stacy Adams
( ) As causas de satisfação ou insatisfação no trabalho são baseadas em duas categorias de necessidades do trabalhador, sendo os fatores higiênicos relacionados aos fatores extrínsecos no qual a empresa é responsável, e os fatores motivacionais considerados fatores intrínsecos relacionados às tarefas desafiadoras e motivadoras que levam a autorrealização.
( ) As pessoas se comportam conforme acreditam que alcançarão resultados positivos sendo explicada por três relações: relação esforço-desempenho, relação desempenho-recompensa e relação recompensa-metas pessoais.
( ) Baseada nos princípios da autorrealização, em que uma força interna direciona o desenvolvimento do ser humano rumo ao seu potencial mais elevado, e dos comportamentos das pessoas, que são acionados pela busca de satisfação das necessidades coexistentes com diversas outras.
( ) Esta relacionada ao princípio da equidade e o senso de justiça, ou seja, os trabalhadores poderão aumentar ou diminuir o seu desempenho conforme têm a percepção de mais ou menos injustiça no ambiente de trabalho.
A sequência correta da coluna 2 é:
Alternativas
Alternativa 1:
1; 2; 3; 4.
Alternativa 2:
2; 3; 1; 4.
Alternativa 3:
3; 2; 4; 1.
Alternativa 4:
4; 2; 3; 1.
Alternativa 5:
4; 3; 2; 1.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
alguem ai tem a resposta da questao03
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
2; 3; 1; 4.
1. Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow) A autorrealização: o ser humano é dotado de “[...] uma força interna que direciona o seu desenvolvimento rumo a seu potencial mais elevado”
(GLASSMAN; HADAD, 2006 apud COSTA, 2012, p. 54).
2. Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg: Assim, para Herzberg, dois tipos de fatores bastante diferentes indicavam duas categorias de necessidades do trabalhador, os fatores higiênicos e os fatores motivacionais (ROBBINS, 2009).
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás