Uma grande esfera condutora, oca e isolada, está carregada com uma carga Q = 60 m. Através de uma pequena abertura no topo da esfera, é introduzida uma pequena esfera metálica, de carga q = -6 mC, suspensa por um fio. Se a pequena esfera tocar a superfície interna do primeiro condutor, qual será a carga final na superfície externa da esfera maior, em mC?
Soluções para a tarefa
Resposta:54mc
Explicação:
Dados:
Q = 60 mC q = – 6 mC
Após o contato como a carga se conserva: Q + q = Q’ + q’
Repare que no condutor as cargas deslocam-se para a superfície externa.
Como a esfera menor está na parte interna (e em contato com a) da esfera maior, então
q’ = 0 mc ou seja a carga final da esfera menor é nula.
Assim, substituindo os dados
60 – 6 = Q’ + 0
Q= 60 - 6
Q’ = 54 mC
A carga final na superfície externa da esfera maior será: 54 mC.
Como funciona o Campo Elétrico e a Eletrização?
O fundamento de Campo Elétrico foi criado pra mostrar a ação das forças a distância, veremos que a equipotencialização funciona na teoria como um procedimento para que tudo funcione com o mesmo potencial.
Onde a eletrização "funciona" quando um corpo acaba adquirindo cargas por meio da eletrização, onde os processos de eletrização acabam sendo por alguns motivos, como:
- Contato, atrito e indução.
Então quando analisamos o enunciado, verificamos que essa grande esfera condutora, oca e isolada possui carga Q de 60m e através da abertura, é inserida uma carga de carga q -6mC.
Então como a carga da esfera menor acaba projetando para a superfície externa da esfera maior, nosso resultado final será de:
- Qf = Q + q = 60 - 6
Qf = 54 mC.
Para saber mais sobre Eletrização:
https://brainly.com.br/tarefa/14677457
#SPJ2