Uma grande empresa construtora, uma das maiores do país. Fundada na década de 30, na esteira da expansão da cafeicultura paulista, na cidade de Bauru, começou fazendo pequenos trechos de estrada de ferro, utilizando carroças atreladas a burros, como equipamento de terraplenagem. Seu fundador, um empreendedor com pouco estudo, desde o início implantou um regime rígido, voltado para o poder, controle e domínio. O estilo do fundador voltado para a tarefa, conciliava com o tipo de mão-de-obra que exercia as funções operacionais e posteriormente atingiu as funções executivas da empresa.
Consequentemente uma base cultural analítica implantou-se na empresa, na qual todas as decisões estratégicas ficavam restritas ao empreendedor e as decisões técnicas por conta do corpo técnico de engenheiros profissionais. Além disso, existia um grande número de funcionários de estrita confiança do empreendedor, normalmente aqueles que o acompanhavam desde o início da empresa. Alguns deles ocupavam cargos relativamente altos, outros, cargos mais operacionais, mas todos tinham fácil acesso a ele, o que configurava um poder paralelo e constante fonte de conflito entre a estrutura profissional e essa outra paralela e informal. Os critérios de promoção eram personalíssimos. O empreendedor orgulhava-se de descobrir talentos por esse método. Não era raro um funcionário, de repente, ser guindado à função de chefe do seu próprio chefe. Quando o fundador da empresa faleceu, esta se encontrava sem rumo estratégico. A nova diretoria precisa redirecionar a empresa.
Considere o conceito de estrutura organizacional que é o meio pelo qual se gerenciam as atividades que compõem a função da organização e sua finalidade é garantir a eficácia da organização no cumprimento de sua função e promover a eficiência. Considerando os modelos estruturais que compõe uma estrutura organizacional, faça uma análise do que você considera ações corretas a serem adotadas no redirecionamento da empresa pela nova diretoria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Dada a situação atual em que a empresa se encontra, devem ser adoptadas medidas que promovam o empenho dos funcionários.
Assim, algumas seguem-se algumas das medidas a serem adoptadas:
- Criar um departamento de recursos humanos;
- Definir os níveis hierárquicos da empresa e a pessoa responsável por cada um deles;
- Promover a comunicação, de todos, entre os diversos níveis hierárquicos, principalmente com o topo;
- Definir um sistema de recompensas e de promoções na empresa que deve ser respeitado;
- Comunicar as mudanças estabelecidas a todos os funcionários de forma clara.
Perguntas interessantes