Uma grande dificuldade para o entendimento dos fenômenos químicos está em se conhecer a constituição das substâncias que formam os organismos vivos e os objetos. O mundo material em que vivemos é percebido pelos animais através dos seus sentidos. Essa percepção é, no entanto, limitada, e foi superada com a descrição das substâncias em termos atômicos. O átomo veio fundamentar teoricamente a experiência dos sentidos, possibilitando uma descrição mais ampla e profunda do mundo material, justificando sua enorme diversidade. Hoje, aceitamos a matéria como constituída por substâncias que por sua vez são compostas por átomos, que se ligam formando moléculas ou íons. Átomos e moléculas têm estruturas reais que, no entanto, não podem ser percebidas através dos sentidos. Como estudar o imperceptível? A correlação entre o comportamento dessas minúsculas partículas, que fazem parte do microcosmo, e as propriedades das substâncias pertencentes ao sistema macroscópico foi e continua sendo um grande desafio da ciência química e, consequentemente, do ensino de Química. Como vencê-lo?
ROQUE, Nídia F. e SILVA, José L. P. B. Química Nova Vol 31 No 4 921-923 2008
No trecho explica-se de uma maneira mais filosófica a razão da estudo da química através dos átomos. As representações atômicas podem ser caracterizadas como um(a)
A
regra científica.
B
verdade absoluta.
C
modelo científico.
D
abstração química.
E
percepção sensorial
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
As representações dos átomos podem ser consideradas como um modelo científico, haja vista que por mais que tenha vários estudos a respeito do átomo, nada é certeza absoluta, pois há um princípio que se chama Princípio da Incerteza de Heisenberg, no qual afirma que não podemos afirmar nada com 100% de certeza a respeito do átomo.
Respondido por
13
c) modelo cientifico resposta
Perguntas interessantes