Uma função de transferência obtida por engenharia reversa é uma função em que uma entrada é relacionada a uma saída ou mais por meio de uma função de transferência, obtida a partir da observação das saídas do sistema. Neste caso, a função de transferência é obtida a partir de um gráfico que relaciona as entradas com as saídas do sistema. A respeito das funções de transferência obtidas a partir da modelagem empírica, analise as afirmativas, a seguir, e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I.( ) Neste tipo de análise, o processo como um todo deve ser relevado, em detrimento dos estados das variáveis.
II. ( ) A dinâmica soa dados experimentais várias vezes é baseada em um comportamento complexo do sistema, com somadores, controle e planta.
III ( ) Uma parte que será controlada deve ter, invariavelmente, somente três blocos: o bloco somador, o bloco de controle e o bloco da planta.
IV ( ) Para se identificar os polos e zeros da função, é preciso fazer a relação das saídas divididas pelas entradas do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) F, V, F, V
( ) F, V, V, F
( ) V, V, F, F
( ) F, F, V, V
( ) V, F, V, F
Soluções para a tarefa
A sequência correta é F V F V, ou seja, a primeira sequência indicada.
Veja a análise das asserções:
I.(F) Neste tipo de análise, o processo como um todo deve ser relevado, em detrimento dos estados das variáveis.
Falso, pois neste tipo de análise o processo completo não deve ser relevado, mas analisado, visto que se pretende a obtenção da função de transferência de todo o sistema.
II. (V) A dinâmica soa dados experimentais várias vezes é baseada em um comportamento complexo do sistema, com somadores, controle e planta.
III (F) Uma parte que será controlada deve ter, invariavelmente, somente três blocos: o bloco somador, o bloco de controle e o bloco da planta.
Falso, pois essas possuem um comportamento complexo, com possibilidade de diversos blocos definidos, como, por exemplo, o bloco de erros e não somente os três blocos como mencionado.
IV (V) Para se identificar os polos e zeros da função, é preciso fazer a relação das saídas divididas pelas entradas do sistema.
Bons estudos!