História, perguntado por miri2016, 1 ano atrás

Uma forma de compreender a cidadania, além de sua definição como condição legal, é tomá‑la como atividade desejável, como um exercício ético, fundamentado em valores emancipatórios. Gentili (2000, p. 147) defende essa compreensão assinalando a importância de entender que “a cidadania se constrói socialmente como um espaço de valores, de ações e de instituições comuns que integram os indivíduos, permitindo seu mútuo reconhecimento como membros de uma comunidade”. A educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a formação cidadã. Considerando essas colocações, apresente um texto dissertativo/argumentativo apontando a importância da educação para conquista da cidadania. Lembre-se que seu texto deve ter entre 10 a 15 linhas (1.200 caracteres).

Soluções para a tarefa

Respondido por Taiwan1
2

A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo.


Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.

A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar.

O problema da grave concentração de renda no Brasil, a corrupção que permeia os órgãos governamentais, a ingerência política e o descaso histórico do governo brasileiro com os direitos fundamentais de seus cidadãos são problemas que somente se encerrarão com o aprimoramento da democracia, que se dará por meio do controle do poder pelo povo.

bunarafaela: esta muito bem explicado obrigada
Taiwan1: De nada ;)
bunarafaela: kkkk ♡
Perguntas interessantes