Uma forma bastante utilizada para se referir ao continente africano durante muito tempo foi a sua divisão entre África branca e África negra. Dizemos que essa representação é problemática, pois apresenta:
Alternativas:
a)
uma população de maioria branca próximo ao mediterrâneo.
b)
uma identidade pan-africana.
c)
uma regionalização colonial fruto de percepções externas errôneas.
d)
a presença do deserto do Saara como divisor geográfico.
e)
o primitivismo africano na elaboração de mapas.
2)
"Da classificação grosseira dos negros como selvagem e inferiores, ao enaltecimento das virtudes da mistura de sangue como tentativa de erradicação da "mancha negra"; da operatividade do "sincretismo" religioso à abolição legal da questão negra através da Lei de Segurança Nacional e da omissão censitária – manipulando todos esses métodos e recursos – a história não oficial do Brasil registra o longo e antigo genocídio que vem se perpetrando contra o afro-brasileiro. Monstruosa máquina ironicamente designada "democracia racial" que só concede aos negros um único "privilégio": aquele de se tornarem brancos, por dentro e por fora".
Abdias Nascimento apresentou durante sua vida e obra uma crítica as condições da população negra no Brasil, entre seus muitos argumentos tratou do genocídio - social e de estado - dessa população. Tendo em vista o cenário brasileiro julgue as assertivas a seguir com base no exposto:
I. O desconhecimento e imagem negativa sobre a história afro-brasileira são alguns dos fatores que contribuem para a recusa de nossa sociedade em tratar de questões raciais no Brasil.
II. Abdias Nascimento trata do genocídio do negro brasileiro. Para o autor este não apenas é morto e invisibilizado, mas também tem sua história apagada e manipulada como estratégias de extermínio.
III. Mais da metade de nossa população é composta por pardos e negros, na mesma medida, a maior parte desta população é de baixa-renda.
IV. Entre as questões sócio históricas que justificam a situação da população negra no Brasil está a recusa em admitir um problema estrutural de racismo, já há muito tempo diagnosticado por figuras como Abdias Nascimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II, III e IV, apenas.
d)
I, II e III, apenas.
e)
I, II, III e IV.
3)
"Há cerca de 20 milhões de anos, encontraríamos ali primatas com novos modos de vida, que procuravam alimentos em zonas abertas, em torno de lagos e rios. Há aproximadamente seis ou sete milhões de anos surgiram os australopitecíneos (em Botsuana foi encontrado o primeiro australopitecíneo em 1924). A essa descoberta sucederam outras que limitaram a área de distribuição do Australopithecus, o hominídeo mais próximo do gênero Homo, à África Oriental e Meridional. Esses hominídeos teriam desaparecido há cerca de 1 milhão de anos". (ALFAGALI, p. 10-11)
O trecho exposto trata de alguns dos hominídeos que precederam nossa espécie homo sapiens sapiens. A respeito do processo evolutivo de hominização considere as seguintes etapas:
1. consumo expressivo de proteína animal
2. evolução criativa e tecnológica
3. desenvolvimento de cérebro grande e complexo
4. fixação bipedia
5. fixação da capacidade de significação no cérebro
6. fabricação de ferramentas de pedra
Assinale a opção que apresenta a ordem correta do processo de hominização.
Alternativas:
a)
6-3-1-4-5-2.
b)
2-1-6-3-5-4.
c)
1-2-5-3-4-6.
d)
4-6-1-3-5-2.
e)
4-2-3-6-1-5.
4)
"Imhotep foi um reconhecido arquiteto, médico, sacerdote, mágico e escritor. Os gregos o chamavam de Imuthes e 2.300 anos depois de sua morte, Imhotep passou a ser considerado o deus da medicina. O grego Hipócrates, que é celebrado erroneamente como o pai da medicina, teve acesso à biblioteca de Imhotep em Mênfis".
A respeito do texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A África como continente fechado fica aparente na frase acima, pois apenas após o fim da civilização egípcia tivemos conhecimento de suas contribuições.
b)
Os danos causados à medicina devido ao erro mencionado na frase são irreparáveis.
c)
Ao se exaltar Hipócrates em vez de Imhotep, temos um caso de reparação histórica, pois a Grécia contribuiu mais do que o Egito para a civilização ocidental.
d)
A menção errônea de Hipócrates como o pai da medicina nada mais é do que uma coincidência, sem implicações maiores.
e)
Muitos são os impactos de distorções históricas como essa que ainda ainda é reforçada pelo juramento de HIpócrates.
Soluções para a tarefa
1) A representação do continente africano dividido em África branca e África negra é problemática, pois corresponde a uma regionalização colonial resultante de percepções externas errôneas.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
2) A recusa de tratamento das questões raciais brasileiras é resultado do desconhecimento da história afro-brasileira. Onde o genocídio do negro brasileiro tem história apagada e manipulada como estratégias de extermínio. O problema estrutural do racismo e as questões sociais são situações que devem ter sua existência admitida.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
3) O processo evolutivo de hominização envolveu as seguintes etapas na ordem: fixação bipedia, fabricação de ferramentas de pedra, consumo expressivo de proteína animal, desenvolvimento de cérebro grande e complexo, fixação da capacidade de significação no cérebro e evolução criativa e tecnológica.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
4) Existem diversas distorções históricas, como a exemplo de Imhotep, que ainda são reforçadas pelo juramento de Hipócrates.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
Bons estudos!