Uma força F de módulo igual a 20 N é aplicada, verticalmente para cima, sobre um corpo de 10 kg, em repouso sobre uma superfície horizontal. Determine o módulo da força normal sobre o corpo, considerando o módulo da aceleração gravitacional como 10 m/s ao quadrado
Soluções para a tarefa
Sabe-se que um objeto inerte em uma superfície horizontal com atrito desprezível está em equilíbrio, isso significa que todas as forças que agem sobre ele se anulam, ou seja, são igual a 0. Baseado nisso, em contraste com a situação seguinte, temos que o objeto inerte em uma superfície horizontal tem um peso de 100N, pois a massa (m) × gravidade (g) resulta em 100N para baixo. Entretanto existe uma força de 20N em oposição a esses 100N enquanto um está para baixo outroestá para cima:
20N⇅100N
No entanto, o objeto tende gradualmente a ir para baixo, pois o peso dele é maior que a força de oposição, logo para que o objeto permaneça inerte a força normal tem que ser 80N. agora que a teoria foi dita, vamos aos cálculos.
1° parte
P = m.g
P = 10.10
P = 100N ⇒ isso é o peso do objeto para baixo, em direção ao solo da terra.
2° parte
Fo (força de oposição) = 20N
P = 100N
X = P - Fo
X = 100 - 20
X = 80N ⇒ ou seja, 80 newtons é o módulo de força normal que a superfície tem que fazer para que o objeto continue inerte, caso contrário esse módulo irá se apropria do objeto, puxando ele para baixo.