ENEM, perguntado por dudanoveletti914, 1 ano atrás

Uma folha quadrada de papel sofre as seguintes operações: 1º) Corta-se a folha diagonalmente formando dois triângulos iguais. 2º) Uma das partes é descartada e a outra é cortada em três partes que formam dois triângulos iguais e um quadrado. 3º) Os dois triângulos resultantes da 2ª operação são descartados. Com a parte quadrada resultante, repetem-se os processos descritos na 1ª e na 2ª operação. No final do processo, o número de triângulos (descartados ou não) é:

Soluções para a tarefa

Respondido por macaibalaura
18

O final do processo resultou em 2 triângulos.

Vamos analisar os processos, primeiro eu corto um quadrado na diagonal, formando dois triângulos, descarto 1, logo até o momento temos 1 triangulo,  pego esse triangulo e recorto em dois triângulos iguais e um quadrado, logo o triangulo que era 1, se transformou em dois, entretanto esses dois triângulos foram descartados na 3 operação, então no primeiro processo nos restou um total de 0 triângulos.

Agora repetindo o mesmo processo, mas só com a fase 1 e 2 temos que o resultado será 2 triângulos, uma vez que o triangulo formado pelo corta da diagonal resultou em dois.

Na imagem mostra todo o processo.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Anexos:
Respondido por wagnerandreatta
12

Resposta:

6 triângulos!

Explicação:

Na primeira etapa, temos dois triângulos, certo!?

Na segunda etapa, um triângulo é descartado e outros dois triângulos são criados.

Na terceira etapa, descartamos os dois triângulos criados na segunda etapa, e repetimos os processos: criamos dois e descartamos um. Depois, criamos outros dois!

A questão pergunta sobre a quantidade de triângulos descartados ou não, ao final do processo!

Então, temos os 4 que foram descartados + 2 resultantes da operação!

Perguntas interessantes