Uma fina camada de folha de ouro foi utilizada em um experimento para verificar as características do átomo. Nesse experimento, um feixe de partículas alfa foi direcionado sobre a folha de ouro e os resultados desse experimento levaram a duas importantes conclusões. A primeira é que o átomo deveria ser quase inteiramente feito de espaço vazio, visto que a maioria das partículas passava direto pela folha de ouro. A segunda é que a carga positiva do átomo deve estar localizada em um volume muito pequeno, volume esse que também conteria a maior parte da massa do átomo. Os resultados desse experimento levaram à criação do modelo de Bohr. Dalton. Heisenberg. Rutherford. Thomson.
Soluções para a tarefa
Os resultados desse experimento levaram à criação do modelo de Rutherford. Alternativa D.
Rutherford realizou um experimento para estudar o modelo atômico utilizando uma estrutura de lâmina de ouro e radiação alfa. Após emitir a radiação, ele notou que ela passava por algumas áreas do átomo e não por outras, o que o levou a crer que essa não era uma partícula maciça e portanto deveria ter uma região vazia onde os elétrons giram.
Embora esse estudo não tenha levado ao entendimento de como o átomo realmente é formado, - pois não teria como os elétrons "vagarem" ao redor do núcleo em uma área vazia sem serem atraídos pelo núcleo e se chocarem - esse modelo atômico foi fundamental para que outros cientistas, como Bohr, desenvolvessem novas teorias.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/43996269