Geografia, perguntado por agnessheldon82, 11 meses atrás

Uma figura em específico, a das musas, é ponto de partida para pensar em como a História surge a partir dos mitos, negando-os, em alguma medida, mas sobretudo conectando os antigos modos de narrar o passado a novas perspectivas como o recurso aos testemunhos. A tradição grega reconhece nove musas, filhas de Zeus com Mnemósine (a Deusa da Memória, é importante frisar). As musas eram entidades virginais que influenciavam cotidianamente a vida dos homens. Às filhas da Memória, Euterpe, Talia, Melpômene, Tersícore, Érato, Polímnia, Urâ, Calíope e, claro, Clio, cabia influenciar os poetas, as artes e as ciências. Clio, tempos depois, seria erigida como a musa da História.
Sobre a mitologia grega, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
a)A mitologia grega era fonte de inspiração para os filósofos modernos e significou durante muito tempo, para a sociedade grega, um quadro conceitual que desorganizava a vida comunitária.

b)A mitologia impediu que as sociedades gregas do período homérico (1150 a. C. – 800 a. C.) realizassem corretamente os registros de suas guerras, viagens e costumes.

c)Apesar de não serem considerados registros fundamentais para a coesão da comunidade, essas narrativas continham o elemento processual que descaracterizaria a História como área do conhecimento.

d)Nas sociedades gregas, o mito servia como base explicativa não apenas para o passado, mas também para toda realidade, inclusive para julgamentos de conduta.

e)O mito, nas sociedades gregas, não servia como base explicativa para o presente nem para o passado, por ser considerado um julgamento da realidade e da conduta.

2)Com o surgimento da pólis e a consolidação da chamada democracia ateniense (século V a. C), ocorre uma paulatina dessacralização da sociedade, e é esse o momento em que nomes como Heródoto (485 a. C. – 425 a. C.) e Tucídides (460 a. C. – 400 a. C.) desenvolverão suas obras, a partir de uma mudança de foco: vão do mythos, em direção ao logos, ao mundo humano.

Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I - Nas narrativas épicas e nas epopeias, o narrador está a serviço dos deuses, que são inspiradoras e mestras da própria história.
II - Embora Heródoto siga mencionando, ao longo de toda sua obra, os deuses e as musas, há uma cisão epistemológica operando
III - Heródoto, ao invés de louvar os deuses, ele está preocupado em preservar a memória humana do esquecimento humano.
IV - Heródoto não buscou encontrar algum tipo de recurso sistemático, já que a rememoração dos fatos do passado acontecia por si mesma, não precisava ser acionada.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas:

a)II e IV.

b)I e IV.

c)I, II e III.

d)I, III e IV.

e)II, III e IV.

3)Os relatos que aparecem na obra de Heródoto encontram-se recheados de referência ao “fantástico” que, em sua leitura, caracterizava alguns hábitos de povos ainda não conhecidos pelos Helenos. Essa dimensão tornava seu texto capaz de despertar grande interesse entre os gregos, pois recorria à fantasia do “desconhecido” e do fantástico, que se coadunava com a leitura mitológica do mundo que vigorava entre seus contemporâneos.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O método de Heródoto era razoavelmente simples: coletava impressões em primeira mão, relatos de homens comuns e de sacerdotes, e confrontava esses testemunhos com sua impressão pessoal dos lugares e dos eventos.
( ) Heródoto colocava, efetivamente, um dos primeiros e mais fundamentais problemas historiográficos: diante de uma multiplicidade de opiniões e de testemunhos, em que confiar?
( ) Qual seria a possibilidade de um observador moderno encontrar, em Heródoto, uma reflexão rudimentar sobre a questão da objetividade na História, era um dos questionamentos de Heródoto.
( ) O método de Heródoto era extremamente complexo: coletava impressões em primeira mão, relatos de homens nobres, e confrontava esses testemunhos sem destacar sua impressão pessoal dos fatos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)V – V – F – F.

b)F – F – V – V.

c)V – F – V – F.

d)V – F – V – V.

e)V – V – V – F.

4)A periodização na história é sempre feita a posteriori, e tem como base o momento no qual está sendo definida enquanto um período. Grande parte dos historiadores contemporâneos defendem que a Idade Média é uma criação a Idade Moderna. Para que os "modernos" pudessem se definir enquanto grupo; gerando uma oposição aos homens e mulheres do passado.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Idade Média foi um momento histórico de oposição ao pensamento racional estabelecido pelos filósofos antigos.

( ) A narrativa que coloca a Idade Média como um período de trevas foi construída posteriormente.

( ) A desagregação do Império Romano promove uma ruralização, o abandono das antigas cidades e, consequentemente, a formação do que constituiria o ambiente de trabalho medieval.

Soluções para a tarefa

Respondido por neiapereiraalves
29

Resposta:

1-D)  Nas sociedades gregas, o mito servia como base explicativa não apenas para o passado, mas também para toda realidade, inclusive para julgamentos de conduta.

2-C)  I, II e III.

3-E)  V – V – V – F.

4-C)  F - V - V.

Explicação: Corrigido pelo AVA

Respondido por julianreis2015
0

Resposta:

1-D)  Nas sociedades gregas, o mito servia como base explicativa não apenas para o passado, mas também para toda realidade, inclusive para julgamentos de conduta.

2-C)  I, II e III.

3-E)  V – V – V – F.

4-C)  F - V - V.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes