Uma família de toupeiras vivia debaixo da terra, na sua escura toca. Ali não penetrava a luz do sol, mas esses animais encontravam-se a salvo de seus inimigos. No entanto, o filho mais velho da família, que era irrequieto e aventureiro, não estava contente com sua sorte. Desejava ver o campo e o bosque em plena luz do dia.
— Não aconselho que o faça! — advertiu-o o pai. — Os seus olhos não estão preparados pela Natureza para resistir à luz solar. Se sair lá para fora, você ficará cego!
Eram palavras muito convincentes, que causaram uma certa hesitação no jovem. Mesmo assim, não se deu por vencido e decidiu fabricar uns óculos com lentes foscas e grossas, com os quais pudesse desafiar a deslumbrante luminosidade do sol. Uma vez equipado com tão poderoso instrumento protetor, saiu até a superfície da terra, decidido a explorar o mundo que se estendia ao ar livre.
No entanto, viu tudo muito escuro e triste com seus óculos foscos. Sentiu saudades de seu mundo subterrâneo. Frustrado, desceu para sua toca.
— Bah! Não vale a pena subir. — comentou. — É tudo tão lúgubre!
Seu pai sorriu ao ouvi-lo, pois sabia a causa do que tinha acontecido, mas não disse nada. Queria que seu filho aprendesse a lição e se conformasse com a forma de vida que a Natureza lhe oferecia, sem invejar os outros animais.
(1) Identifique o objetivo da história “A toupeira descontente”: *
[1] fazer refletir.
[2] divulgar algo.
[3] noticiar um fato.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: alternativa correta seria 1
Explicação: gênero textual fábula que faz refletir com um aprendizado.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás