Uma família, de férias, vai à praia e observa no caminho, infelizmente, muitas minerações contrastando a paisagem de uma natureza mais exuberante com áreas muito degradadas. Então um jovem pergunta aos seus pais: Por que não existe só paisagens mais preservadas?
Com base no texto “Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade” de Soares e colaboradores (2004), pense sobre as responsabilidades e as possibilidades dos cidadãos para proteger a natureza.
a) Quando e onde as Nações Unidas projetaram mundialmente a necessidade de tomadas de posição dos países?
b) Quais as cinco prioridades indicadas por Kofi Annan na África do Sul em 2002?
c) Como o conceito de ambiente, pode ser uma categoria sociológica relacionada a uma consciência em pró da sustentabilidade?
d) Finalmente, como as políticas públicas podem se relacionar à biodiversidade, às diferenças sociais e à complexidade ambiental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As Nações Unidas projetaram mundialmente as necessidades de tomadas de posição dos países no ano de 1972, isso ocorreu em Estocolmo, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
b) As cinco prioridades eram água, energia, saúde, agricultura e biodiversidade.
c) O conceito de ambiente, quando este se encontra relacionado com a relevância do homem, deve ser compreendido como uma categoria sociológica relacionada a uma acionalidade social, ou seja, uma consciência em pró da sustentabilidade, pois essa consciência é caracterizada por valores e comportamentos e não apenas como uma categoria biológica.
d) As políticas públicas podem se relacionar a biodiversidade, no fato de que deve existir sempre um respeito à biodiversidade e às diferenças, obedecendo a complexidade ambiental.
Explicação: