Matemática, perguntado por camelastic, 1 ano atrás

Uma fábrica possui 310 funcionários. Se a relação entre o número de funcionários e terceirizados é de 5 por 2,quantos são os funcionários?


adjemir: Amiga, por favor esclareça se o número de "310" é de funcionários ou é de funcionários+terceirizados, pois a pergunta, no final é: qual o número de funcionários? Ora se a pergunta é qual o número de funcionários, então a resposta já estaria dada, pois a questão já informa, logo no início, que a fábrica possui 310 funcionários. Ademais, se 310 for o número de funcionários+terceirizados e a razão entre funcionários e terceirizados é 5/2, então o número que encontrarmos para cada tipo de trabalhad
adjemir: Continuando..... para cada tipo de trabalhador não vai dar inteiro. Se esse número fosse, contudo, de 315 (funcionários+terceirizados), então daria um número inteiro de pessoas das duas espécies (de funcionários e de terceirizados). É isso que queremos que você esclareça, pois já foram dadas duas respostas e, por conta do enunciado da questão, elas estão diferentes. Aguardamos, ok? Adjemir.

Soluções para a tarefa

Respondido por adjemir
0
Vamos lá.

Então se a pergunta é saber quantos funcionários a fábrica possui, então "310" deve ser o número de pessoas entre funcionários e terceirizados.
Mas trabalhando-se com "310" não iremos encontrar um número inteiro para funcionários nem para terceirizados. Contudo, se o número de pessoas que trabalha na fábrica for de "315" pessoas, aí, sim, encontramos um número inteiro para funcionários e para terceirizados.
Dessa forma, vamos considerar que o número de pessoas que trabalha na fábrica será de 315. Então, considerando desta forma, chamaremos o número de funcionários de "F" e de terceirizados de "T", com o que teremos:

F + T = 315    . (I)

Tem-se a informação segundo a qual a razão entre o número de funcionários e o número de terceirizados é de 5/2. Então você faz:

F/T = 5/2 ----- multiplicando em cruz, teremos:
2*F = 5*T
2F = 5T
F = 5T/2      . (II)

Agora, vamos na expressão (I) que é esta:

F + T = 315 --- substituindo "F" por "5T/2", conforme vimos na expressão (II), teremos:

5T/2 + T = 315 ----- mmc = 2. Assim, utilizando-o, teremos:

(1*5T + 2*T)/2 = 315
(5T+2T)/2 = 315
7T/2 = 315 ---- multiplicando em cruz, teremos:
7T = 2*315
7T = 630
T = 630/7
T = 90 <--- Este é o número de terceirizados que trabalha na fábrica.

Agora, para encontrar o número de funcionários, iremos na expressão (II), que é esta:

F = 5T/2 ----- substitui ndo "T" por "90", temos:
F = 5*90/2
F = 450/2
F = 225 <--- Este é o número de funcionários da fábrica.

Assim, como é pedido apenas o número de funcionários da fábrica, então teremos que:

F = 225 <--- Esta é a resposta, se os dados da sua questão forem os que consideramos.

Prova:

225/90 = 5/2 --- (após dividirmos numerador e denominador por "45").

Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

Usuário anônimo: putz, errei feio...
adjemir: Talvez não, Martinelli. É o enunciado da questão que está confuso. Se a pergunta é: "quantos funcionários a fábrica tem" e, logo no início, é informado que a fábrica tem 310 funcionários, então o que está confuso é o enunciado da questão. E se for como considerei na minha resposta, o número não deverá ser 310, mas 315, pois com apenas 310 entre funcionários e terceirizados, não iríamos encontrar um número inteiro de pessoas. OK? Adjemir.
Usuário anônimo: entendo..
Usuário anônimo: obrigado pelo esclarecimento, amigo... 
Perguntas interessantes