ENEM, perguntado por jeffalexandre6093, 1 ano atrás

Uma fábrica de tubos de aço está fazendo um estudo para compreender melhor o seu lucro. Assim sendo, a empresa contrata uma equipe de engenheiros e matemáticos para levantar alguns dados sobre os custos e os lucros da empresa, de acordo com a quantidade de peças fabricadas. Após alguns meses coletando dados, a equipe conseguiu juntar as informações apresentadas no gráfico, em que x é a quantidade de peças produzidas em uma semana e L é o lucro obtido naquela semana. Com isso, o chefe do departamento de produção concluiu que há X a) crescimento linear do lucro para uma produção inferior a 150 peças. b) lucro mínimo quando se produzem 350 peças. c) vantagem econômica em produzir 149 peças do que 351 peças. d) prejuízo para uma produção entre 150 e 350 peças. e) lucro constante para uma produção acima de 350 peças.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por andre19santos
1
Analisando as alternativas:

Alternativa A (FALSA)
Perceba que o gráfico para x < 150 não é linear e sim uma exponencial.

Alternativa B (FALSA)
Pelo gráfico, o menor lucro está na produção de menos de 75 peças, aproximadamente.

Alternativa C (VERDADEIRA)
Perceba que o lucro de 30000 está mais próximo de 149 peças do que de 351, portanto, há sim uma vantagem econômica em produzir esta quantidade.

Alternativa D (FALSA)
Entre 150 e 350, há um menor lucro mas não há prejuízo. Para haver prejuízo, o gráfico deveria cruzar o eixo x.

Alternativa E (FALSA)
A produção acima de 350 peças gera um crescimento linear no lucro, e não um lucro constante.

iagovampirep8d6bu: Qual a diferença entre lucro linear e lucro constante ?
andre19santos: Lucro constante não muda seu valor com a quantidade de produtos vendida (o que não faz muito sentido). O lucro linear aumenta ou diminui linearmente com a quantidade de produtos vendida
Perguntas interessantes