Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.
O presidente do país, Michel Aoun, disse que a capital deve declarar estado de emergência para as próximas duas semanas e defendeu ser "inaceitável" que 2.750 toneladas de nitrato de amônio fossem armazenadas por seis anos em um depósito sem a segurança necessária. [...]
[...]Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência de que se trate de um atentado terrorista. [...]
O nitrato de amônio, por si só, é relativamente pouco explosivo – mas tem grande potencial explosivo. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido. A partir de 210 °C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290 °C, a reação pode tornar-se explosiva.
Um incêndio, tubos superaquecidos, fiação defeituosa ou relâmpagos podem ser suficientes para desencadear tal reação em cadeia.
Ouvida a mais de 200 km
A explosão no porto causou destruição em larga escala e quebrou o vidro de janelas a quilômetros de distância. Alguns barcos que navegavam próximos à costa do Líbano chegaram a ser balançados pela força da explosão. As explosões chegaram a ser ouvidas em Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa. [...]
[...]Embarcação brasileira
A Fragata Liberdade, da Marinha do Brasil, está no mar do Líbano, mas distante do local da explosão. A Marinha publicou uma nota na qual informou que os militares estão bem e não há feridos. A embarcação não estava na área do porto onde ocorreu a grande explosão.
Após a leitura da reportagem, responda as questões abaixo:
A. CITE o nome e a fórmula molecular da substância química que responsável pela explosão.
B. Como podemos classificar o nitrato de amônia? (Substância simples/composta ou mistura homogênea/heterogênea)
C. Escreca e balanceie a equação dessa reação química apontada na notícia.
D. Classifique a reação química, em estudo
Soluções para a tarefa
Resposta: O nome do produto quimico responsável pela explosão, foi o nitrato de amônio, e a sua fórmula molecular é (NH4N03)
Explicação:
a) O nitrato de amônia, de fórmula química NH₄NO₃, foi o responsável pela explosão.
b) O nitrato de amônia é uma substância composta, pois é um único composto cuja fórmula é constituída de elementos distintos.
c) A equação da reação indicada na notícia é NH4NO3 → N2 + O2 + H2O.
d) Essa reação pode ser classificada como uma reação de decomposição.
Sobre a decomposição do nitrato de amônia
Essa decomposição resulta na produção de gás nitrogênio, gás oxigênio e água, sendo que a liberação desses dois gases está associada às explosões causadas por uma série de nitratos.
Aprenda mais sobre explosões causadas por nitratos em: https://brainly.com.br/tarefa/24679697
#SPJ2