Biologia, perguntado por janamelo02janamelo02, 1 ano atrás

Uma espécie de serpente tem sua cor resultante de dois pigmentos separados: preto e laranja. Caada pigmento tem sua sintese determinada por um par de alelos (P/p e L/l). Observe os fenotipos observado quanto a cor da pele: -Selvagem (laranja e preto): L_P_ -Preta: llP_ -Laranja: L_pp -Albina:llpp Foram realizados diversos cruzamentos entre serpentes selvagens heterozigóticas e como resultado os pesquisadores observaram: 27 selvagens, 11 pretas, 9 laranjas e 2 albinas. Responda: a) Qual é o tipo de herança que determina a cor das serpentes nessa especie? justifique sua resposta. b) suponha que todas as serpentes selvagens heterozigoticas foram mantidas pelos pesquisadores em uma gaiola inapropriada e os animais conseguiram escapar. Para conseguir mais serpentes selvagens heterozigoticas, que cruzamentos os pesquisadores poderiam promover no cativeiro??

Soluções para a tarefa

Respondido por gilmaasilva
15

a) É uma herança dominante.

Em cruzamentos que representam a segregação independente dos alelos, temos a herança dominante como um dos tipos de herança. Nela a proporção esperada de indivíduos é 9:3:3:1.

Como dito, é uma proporção esperada, os valores reais nem sempre dão exatos. Nesse caso seria algo em torno de 9:3,7:3:0,7. Mas observe que apesar de não exatos, são sempre muito próximos.

b) O ideal seria o cruzamento entre selvagens dominantes e albinas.

Dessa maneira, o cruzamento resultaria em 100% de serpentes selvagens heterozigóticas:

  • LLPP x llpp = LlPp
Perguntas interessantes