Uma espécie arbórea africana (I) foi introduzida no Brasile passou a reproduzir-se espontaneamente dentro de umareserva florestal. Para avaliar o impacto desta espécie nacomunidade, a dinâmica de sua população foi analisadaao longo dos anos e comparada com a de uma espécienativa (II) da mesma reserva. O gráfico abaixo descrevea dinâmica das populações destas duas espécies.Os resultados indicam que a população da espécie(A) africana já atingiu a capacidade de suporte destafloresta.(B) nativa foi afetada no seu potencial reprodutivo.(C) africana crescerá indefinidamente.(D) africana deve ser controlada para preservar a nativa.(E) introduzida causou declínio da biomassa da nativa.
#ENADE
Anexos:
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d9d/25696fb9c3275de9f22cba08c24a67b6.png)
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Essa questão foi anulada, do ENADE 2005 BIOLOGIA.
Isso por que a especie africana não atingiu toda a sua capacidade de suporte desta floresta, e a nativa não foi afetada em seu potencial reprodutivo, e sim no seu potencial de obter recursos no ambiente.
A especie africana tem um limite para o seu crescimento, que é o limite dos recursos ambientais disponíveis.
Controlar a especie africana é algo que deve ser feito, mas só isso não basta para preservar a nativa, é preciso dar condições.
A introdução dela não causou declínio na biomassa nativa, já que não se alterou.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás