Uma esfera de massa m está suspensa, como mostra a figura abaixo. Sabe-se que os fios são ideais, e que a tração no fio 3 é igual a 260N. Qual a tração no fio 1 ? *
Soluções para a tarefa
Como calcular a força de tração?
Para calcularmos a força de tração, devemos aplicar os nossos conhecimentos sobre as três leis de Newton, portanto, surgimos que você revise os fundamentos da Dinâmica acessando o nosso artigo sobre as Leis de Newton (basta acessar o link) antes de prosseguir com o estudo neste texto.
O cálculo da tração leva em conta como ela é aplicada, e isso depende de múltiplos fatores, como quantidade de corpos que compõem o sistema a ser estudado, o ângulo que é formado entre a força de tração e a direção horizontal e também o estado de movimento dos corpos.
A corda presa nos carros acima é usada para transferir uma força, que puxa um dos carros.
Para que possamos explicar como se calcula a tração, vamos fazê-lo com base em situações distintas, frequentemente cobradas nas provas de Física de vestibulares e no Enem.
Tração aplicada sobre um corpo
O primeiro caso é o mais simples de todos: é quando algum corpo, como o bloco representado na figura a seguir, é puxado por uma corda. Para ilustrar essa situação, escolhemos um corpo de massa m que repousa sobre uma superfície sem atrito. No caso a seguir, bem como nos demais casos, a força normal e a força peso dos corpos foram omitidas propositalmente, com o intuito de facilitar a visualização de cada caso. Observe:
Quando a única força aplicada sobre um corpo é uma tração externa, como mostra a figura acima, essa tração será igual à força resultante sobre o corpo. De acordo com a 2ª Lei de Newton, essa força resultante será igual ao produto de sua massa pela aceleração, desse modo, a tração pode ser calculada como:
T – Tração (N)
m – massa (kg)
a – aceleração (m/s²)
Resposta:
eu nao entendi mais vou pricurar saber para te ajudar