Uma equipe de coordenadores pedagógicos recebeu de seu diretor, a seguinte missão: integrar os segmentos do Ensino Fundamental e Médio, aumentando a coerência entre eles e diminuindo as necessidades de adaptação dos alunos. Cada segmento executava um projeto de formação distinto: Anos iniciais do Ensino Fundamental: tinha encontros quinzenais para planejamento; Anos finais do Ensino Fundamental: encontros semanais para informes e elaboração de eventos; Ensino Médio: encontros semanais para informes e análise de desempenho dos alunos.
Soluções para a tarefa
Como as funções básicas dos gestores são: planejar, organizar, motivar e controlar, então devemos partir deste contexto para a resolução dos problemas enfrentados. O trabalho do Coordenador Pedagógico é auxiliar os professores na elaboração e diversificação de suas aulas. Busca alternativas junto aos professores para trabalhar os conteúdos propostos de forma mais efetiva, clara e que possa atingir os alunos, melhorando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. O primeiro passo é uma reunião coletiva com os docentes, propondo um projeto que envolva todas as turmas, de modo que seja contextualizado em suas realidades e culturas.
O trabalho tem que ser em equipe, tem que ser cooperativo, para que se tenha um trabalho coletivo e democrático. Tem que se fazer o exercício da autonomia individual e coletiva, em que todos tenham comprometimento com o resultado, às vezes é preciso mudanças de suas práticas.
Para atingir o entrosamento com os alunos, além da educação para a democracia, pode-se utilizar a cultura organizacional, buscando a identidade geral daquela instituição onde todos participam e se veem integrados.