Uma empresa realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano de negócio para os próximos cinco anos. Considerando essa análise, analise as assertivas a seguir quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa). I- Região com população em crescimento e de bom poder aquisitivo é um exemplo de ponto forte. II- Eficiência e baixo custo das operações e dos recursos, assim como disponibilidade e desempenho da assistência técnica ou serviços pós-venda, constituem uma oportunidade. III- Falta de competência técnica e equipamentos obsoletos constituem uma fraqueza. IV- Negociações com os fornecedores, feitas diretamente pelos gerentes gerais de cada loja, sem levar em conta a estratégia global da empresa, é um exemplo de ameaça.
Soluções para a tarefa
Olá!
SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A análise S.W.O.T é uma metodologia clássica da Administração utilizada para avaliar a situação de um negócio e o cenário em que ele está inserido para descobrir qual o melhor caminho a ser seguido. Dessa forma, permite um planejamento estratégico para tomadas de decisão sobre gestão e marketing, identificando também os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que precisam de mais atenção em relação ao negócio.
Quando se analisa os fatores internos, o foco fica nas forças e fraquezas. Assim, identifica-se os pontos fortes e fracos do negócio, que o colocam em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência. Alguns exemplos que podem ser analisados quanto aos fatores internos são: localização, tempo de mercado, reputação, recursos humanos, recursos financeiros, marketing, gestão, capacidade de operação, acesso à matéria-prima, materiais e equipamentos, entre outros.
Em relação aos fatores externos, eles dizem respeito às oportunidades e ameaças que estão do lado de fora da empresa, e que não são controláveis. Aqui, é preciso olhar para o microambiente e para o macroambiente: o primeiro é o setor que você atua, enquanto o segundo é o que vai além da sua empresa ou setor.
Alguns pontos a
serem analisados sobre o microambiente são: clientes, fornecedores,
concorrentes, novos entrantes, substitutos, intermediários e
entidades de classe, entre outros. No caso do macroambiente, não
esqueça de analisar os cenários político-legais, econômico,
demográficos, tecnológico, sociocultural e natural.
Baseando-se
nessas considerações, vamos analisar as assertivas da questão mais
detalhadamente:
FALSA I - Região com população em crescimento e de bom poder aquisitivo é um exemplo de ponto forte.
Taxa de crescimento e renda fazem parte do cenário demográfico e econômico. Ou seja, constitui-se no macroambiente da empresa. Por ser algo positivo, pela população estar em crescimento e ter bom poder aquisitivo, é uma OPORTUNIDADE – e não um ponto forte.
Eficiência e baixo custo das operações e dos recursos, disponibilidade e desempenho da assistência técnica ou serviços pós-venda, constituem-se em pontos fortes do interior da empresa em relação à concorrência. Não faz parte do ambiente externo para ser considerada uma oportunidade. É portanto uma FORÇA.
A falta de competência técnica e possuir equipamentos obsoletos faz parte do interior da empresa, portanto, a análise recai em força ou fraqueza. No caso, como é algo negativo, é uma FRAQUEZA.
Esta assertiva está correta porque trata-se de uma ameaça que diz respeito ao ambiente externo da empresa. Mais especificamente, o poder de barganha com os fornecedores constituiu-se no microambiente da empresa. Dessa forma, se os gerentes gerais negociam diretamente com eles, sem levar em conta a estratégia global, estamos diante de uma AMEAÇA.
Portanto,
as assertivas verdadeiras são as III
e IV,
e as falsas são as I
e II.
Espero ter ajudado! Bons estudos!