Uma empresa que apura seu lucro com base no lucro real precisa efetuar os registros e a contabilização de todas as suas movimentações. Com isso, pode-se analisar e apurar o lucro e os tributos correspondentes, por exemplo. Já uma empresa que tem apuração de lucro com base no lucro presumido, não tem a possibilidade de analisar informações de movimentações, pois se baseia diretamente nos valores faturados. A partir dessas informações e do conteúdo estudados nas aulas, uma empresa tributada com base no lucro real, em seu processo produtivo e de comercialização, tem a opção de:
a. compensar-se, ou seja, creditar-se dos tributos que já foram pagos em etapas anteriores.
b. efetuar o pagamento do tributo no encerramento do balanço.
c. reunir os tributos já pagos na produção aos que deva pagar referentes comercialização.
d. reter os tributos na fonte, recolhendo-os no dia útil seguinte. e. paga
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a c. reunir os tributos já pagos na produção aos que deva pagar referentes comercialização.
Em relação ao imposto de renda, para uma empresa que opera com prejuízo, ou margem mínima de lucro, normalmente optar pelo regime de Lucro Real é vantajoso. Porém, sempre é prudente que a análise seja estendida também para a Contribuição Social sobre o Lucro e para as contribuições ao PIS e a COFINS.
Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Ao mesmo tempo em que é o “regime geral” também é o mais complexo.
Espero ter ajudado.
Resposta:
a. compensar-se, ou seja, creditar-se dos tributos que já foram pagos em etapas anteriores.
Explicação: