Administração, perguntado por flamenguista18paajz8, 1 ano atrás

Uma empresa metalúrgica de gestão familiar, localizada no estado de Minas Gerais com 50 anos de existência atravessa um momento difícil de ingerência em função das brigas entre os sócios e irmãos. A empresa tem uma situação financeira equilibrada e tem um mercado para seus produtos e serviços estável e rentável.

O Sr. Gabriel Godim é o fundador e o proprietário dessa empresa. Ele tem três filhos que atuam na empresa um é Diretor Comercial, outro Diretor financeiro e o mais velho é diretor Produção.

Com o afastamento da direção da empresa do Sr. Gabriel Godim que foi para o conselho administrativo seus três filhos assumiram o comando da empresa. Nesse momento começa um conflito familiar entre os filhos e suas famílias pelo poder.

Os irmãos brincavam para saber quem ficaria com a direção geral da empresa. Após muitas discussões e brigas resolveram que o melhor seria a divisão da empresa ficando cada um com uma parte.

Após a divisão começaram a conversar e perceberam que um dos irmãos queria apenas ter o título de Diretor Geral e o outro queria diversificar os investimentos da empresa, pois entendia que ela estava ficando desatualizada. O terceiro filho queria dar continuidade na empresa conservando os valores criados pelo seu fundador.

Ou seja, se tivesse separado o problema das pessoas, focado nos interesses, criassem opções de ganhos mútuos e tivessem discutido de forma objetiva. Ambas poderiam ter saído do conflito e da negociação com a empresa inteira.

Com base nos dados fornecidos nesse estudo de caso descreva qual a sua opinião sobre o assunto. O resultado da negociação para solucionar o conflito é o mesmo que você tomaria?

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
3

Quando o tema é Resolução de Conflitos, com base no Estudo de Caso Hipotético apresentado, a resolução de dividir a empresa para os três irmãos não foi a decisão mais rentável.

Em minha opinião, o conflito teria sido resolvido mais adequadamente se:

  1. Todos apresentassem seus objetivos para empresa;
  2. Todos ouvissem os objetivos apresentados pelos outros;
  3. Conciliassem os desejos de cada um, garantindo assim que o resultado da negociação fosse ganha-ganha (onde todos tem benefícios).

Isso seria possível já que os desejos dos irmãos não são opostos, eles poderiam dar o título de diretor geral ao irmão que o queria, diversificar os investimentos da empresa e ainda conservar os valores empresariais que foram mantidos pelo pai, por isso é importante ter profissionais qualificados em gestão de conflitos.

Espero ter te ajudado!


debertonlucio: Fazer um Acordo Familiar e determina como será a relação entre a família, os sócios e a empresa. Cada família deve definir os itens que constarão em seu Acordo Familiar, Achar o ponto em comum, Melhorar a comunicação, conversando e discutindo com racionalidade.
Perguntas interessantes