Uma empresa especializada no processo de injeção de plástico exporta cabides para lojas na França. A empresa fornece cerca de 50.000 unidades por mês de cabides de plástico para grandes marcas localizadas no centro de Paris. O negócio cresceu tanto que os cabides femininos se tornaram o principal produto da empresa. Certo dia, o analista da qualidade recebeu por e-mail um relatório de não conformidade com fotos onde o cliente reclama que os cabides estão chegando na sua loja empenados. Segundo o cliente, o empenamento do cabide é tão grande que acaba prejudicando a estética dos mostradores (araras) da loja e reduz a quantidade de peças que podem ser posicionadas em cada mostrador.
Com base nessas informações, desafiamos você a elaborar um diagrama de causa e efeito e apresentar as principais causas que podem contribuir para o empenamento dos cabides. Você pode preencher o formulário abaixo para montar o seu diagrama de Ishikawa.
Soluções para a tarefa
O Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe permite organizar determinado raciocínio por forma a representar graficamente as relações entre efeitos e possíveis causas.
Neste diagrama podem existir seis tipos de causas para um determinado problema: método, material, mão-de-obra, máquina, medida ou meio ambiente.
As causas potenciais são organizaras de forma hierárquica tendo em consideração ou problema existente ou uma possível melhoria.
Este pode também evoluir para um diagrama de relações, sendo que, o seu criador estima que cerca de 95% dos problemas podem ser resolvidos com recurso a estas ferramentas e, por outro lado, pode ser aplicado por qualquer trabalhador.
Resposta:
Abaixo é apresentado um exemplo com o diagrama de causa e efeito preenchido para o problema dos cabides empenados.