Matemática, perguntado por StefanneTavares1051, 1 ano atrás

Uma empresa decidiu criar um sistema de pontuação que era proporcional à produtividade de seus funcionários. Ou seja, se um funcionário, de acordo com os parâmetros da empresa, de um mês para outro dobrasse sua produção, dentro das mesmas condições de trabalho, a sua pontuação também seria dobrada. Maria e Rute são duas funcionárias dessa empresa. Elas trabalham na mesma função, cumprindo a mesma jornada de trabalho, no entanto, a pontuação de Rute, em todos os meses, é 25% maior que a pontuação de Maria. Mantendo cada uma a mesma produtividade, se em um dia de trabalho, Maria executa um serviço em 12 horas, Rute cumpre esse mesmo serviço num tempo igual a

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
0

Rute cumpre esse mesmo serviço em 9 horas.

Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.

Nesse caso, veja que temos grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a produtividade de um funcionário, menor será o tempo necessário para cumprir uma determinada tarefa. Por isso, vamos aplicar uma regra de três inversa para calcular quanto tempo Rute leva no mesmo serviço que Maria. Portanto:

12 \ horas-x \\ 1-0,75 \\ \\ x=12\times 0,75 \\ \\ x=9 \ h

Perguntas interessantes