ENEM, perguntado por gabeprestes, 1 ano atrás

Uma empresa de Correios de certa cidade trabalha da seguinte forma: dois jovens carteiros realizam a entrega em uma rua, um faz entregas aos números pares e o outro, aos números ímpares. Quando os carteiros ficam mais velhos, eles passam a trabalhar em trios. Em trio, os carteiros fazem entregas nas casas de "três em três" da seguinte forma: o primeiro, nas casas de número 1, 4, 7, 10... o segundo, nas casas 2, 5, 8, 11... e o terceiro, nas casas de número múltiplo de três. Assim, todas as casas são cobertas.
Por erro do Recursos Humanos da agência, um jovem e um senhor de idade foram postos na mesma rua, que tinha casas numeradas de 1 a 100. O jovem carteiro fez entregas aos números ímpares e o carteiro mais velho começou seu trabalho na casa 2.
Para corrigir esse erro, a empresa mandou o jovem carteiro voltar à rua para fazer as entregas restantes. A quantidade de casas que o jovem teve de atender a mais foi de
a) 17.
b) 32.
c) 33.
d) 34.
e) 49.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilherme3268
16
Aí está a minha resolução na imagem anexada, espero que entenda a minha caligrafia!
Anexos:

brunocmota: Cara, só não entendi a parte que você explica o porquê de ser 98 e não 100
guilherme3268: Se o número fosse 100 no lugar do 98 a soma seria 100 + 4 = 104, porém 104 dividido por 6 seria aproximadamente 17,3 o que não é possível, já que o número de casas atendidas deve ser um número inteiro. O que ocorre quando o An é 98, entendeu?
brunocmota: Entendi, você apenas pegou o maior número divisível por 6 até o 100. Eu pensei da seguinte forma: se o carteiro velho que começa pela casa 2 está sempre um valor atrás do carteiro velho que começa pela casa três - e só atende casas múltiplas de 3 -, eu posso observar que o último número divisível por 3 é 99, logo o carteiro 2 atenderá até a casa 98.
brunocmota: Obrigado!
Perguntas interessantes