Uma empresa de Correios de certa cidade trabalha da seguinte forma: dois jovens carteiros realizam a entrega em uma rua, um faz entregas aos números pares e o outro, aos números ímpares. Quando os carteiros ficam mais velhos, eles passam a trabalhar em trios. Em trio, os carteiros fazem entregas nas casas de "três em três" da seguinte forma: o primeiro, nas casas de número 1, 4, 7, 10... o segundo, nas casas 2, 5, 8, 11... e o terceiro, nas casas de número múltiplo de três. Assim, todas as casas são cobertas.
Por erro do Recursos Humanos da agência, um jovem e um senhor de idade foram postos na mesma rua, que tinha casas numeradas de 1 a 100. O jovem carteiro fez entregas aos números ímpares e o carteiro mais velho começou seu trabalho na casa 2.
Para corrigir esse erro, a empresa mandou o jovem carteiro voltar à rua para fazer as entregas restantes. A quantidade de casas que o jovem teve de atender a mais foi de
a) 17.
b) 32.
c) 33.
d) 34.
e) 49.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
nossa, eu tinha explicado detalhadamente e a pessoa apagou o comentário '-'
mulherfantasma:
Agora vamos para as partes dos cálculos de P.A. (Progressão Aritmética): Sabemos que a última casa (an) é a casa 98; a primeira casa (a1) é a 2, e a razão (r) é 3. --> an = a1 + (n - 1)r (fórmula do termo de uma P.A.). Substituindo os valores: 98 = 2 + (n - 1)3 --> 98 = 2 + 3n - 3 --> 99 = 3 n --> n = 33.
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás