Uma dúvida comum de vários empreendedores é a diferença entre incubadora e aceleradora. Ambas auxiliam empresas em seu início, mas têm objetivos diferentes e características distintas. No universo empreendedor, já se ouviu muito sobre incubadoras de empresas, mas a partir dos últimos anos tem se escutado mais sobre as aceleradoras. Essa mudança acontece porque, hoje em dia, existem soluções diferentes além da incubação para apoiar novos negócios. Afinal, empresas com estágios e objetivos diferentes precisam de apoio de formas diferentes.
Disponível em: < https://bit.ly/37pR7ZY>. Acesso em 25.01.2021.
Assim sendo, quanto as incubadoras e aceleradoras, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto a decisão do empreendedor, se o negócio precisa de mais tempo para crescer e não necessita de investimentos, a incubadora pode ser uma opção mais viável e, caso contrário, uma aceleradora é mais recomendada.
II. Quanto ao objetivo, as incubadoras fornecem espaço e auxílio à gestão para o desenvolvimento da empresa em diversos ramos, já as aceleradoras são focadas em negócios escaláveis, isto é, empresas que tenham potencial para crescerem muito rápido.
III. Quanto a maneira de sustento financeiro, as incubadoras têm por finalidade o lucro e são mantidas por investidores privados que conseguem apoiar as empresas por mais tempo, em relação às aceleradoras que precisam dar retorno rapidamente às instituições que a mantém.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: I e II, apenas.
Explicação:
I (Correta): As incubadoras são instituições focadas em apoiar empreendedores, com ideias inovadoras, a construírem empresas sustentáveis. Dessa forma, o apoio dessas instituições muita vezes encontra-se principalmente empregado em serviços de suporte, como aperfeiçoamento do modelo de negócios e infraestrutura, do que em investimentos financeiros.
II (Correta): As incubadores visam fornecer suporte em diversos ramos da empresa, como espaço físico compartilhado para realização de reuniões, secretaria, serviços administrativos e laboratórios; recursos humanos especializados para apoiar a empresa incubada no seu projeto ou empreendimento; capacitação dos empresários e empreendedores; além de fornecer tecnologias que permitem o desenvolvimento de produtos e pesquisas. Todas essas medidas objetivam garantir um plano de negócio mais estruturado. Por sua vez, as aceleradoras são dedicadas a apoiar o desenvolvimento inicial de novos negócios inovadores, ou seja startups, com o objetivo de acelerar os negócios.
III. (Incorreta): As incubadoras ,muitas vezes, estão aliadas ao poder público e universidades, não se restringindo a investidores privados. Além de que não se tem por finalidade imediata o lucro, e sim a estruturação de um projeto. As aceleradoras , geralmente, não solicitam o retorno monetário, mas sim em troca de uma possível participação societária futura nos negócios acelerados.